brazilkorea números

Imagem: associacaotj.blogspot.com.br

Para quem irá viajar a Coréia ou está estudando coreano é muito importante aprender os números, pois eles servirão para contar o dinheiro, saber datas, informar um número de telefone, idade e entre muitas outras coisas. Os coreanos utilizam dois tipos de sistemas numéricos: o sistema sino-coreano e o sistema nativo coreano.

O primeiro é baseado na língua chinesa e é usado para dizer a idade, data (ano, mês e dia), temperatura (em graus), minutos e segundos,  números telefônicos, preços, entre outros. A partir do número 10, há uma repetição de números. Pois para formar o 11 usá-se o 10(십) + 1 (일) formando 11 (십일), o 12 da mesma forma e assim sucessivamente até o número 19. Para formar o 20, usá se o número 2(이) + 10 (십),como se fosse 2×10 que é igual a 20. Para o 30, basta fazer da mesma forma, pegá-se o 3(삼)+ 10(십) formando 30(삼십). Usá-se esta forma dos números 20 ao 90.

mannamkorean.files.wordpress.com

mannamkorean.files.wordpress.com

 

 

O segundo ( nativo coreano) é usado para dizer a idade, número de pessoas, número de horas, número de coisas, entre outros. Sua formação até o número 19 é parecida com a sino-coreana, a partir do 20 cada dezena tem um “nome”. Então, para formar o vinte não usa-se 2+ 10 como no sino-coreano,e sim, 20 (스물) +1 (하나) (como os números em português), formando 21 (스물하나).

Imagem: https://mannamkorean.files.wordpress.com

Imagem: https://mannamkorean.files.wordpress.com

No vídeo abaixo o Henrique ( De prosa na Coréia), explica como formar os números em coreano.

avatar
About Laryssa Miranda

Editora de Conteúdo (Brasília) - Estudante de Relações Internacionais (UnB). Apaixonada por línguas estrangeiras, doramas e variety shows. No futuro pretende escrever sobre relações bilaterais entre o Brasil e a Coreia do Sul.

5 Responses to Sistemas Numéricos: Aprendendo os Números em Coreano
  1. avatar

    Boa tarde,

    tenho dúvidas quanto a escrita dos números. Por exemplo, lugares acho como Yook.

  2. avatar

    Meu Deus, até pra aprender os números coreanos é complicado. Pensei que o difícil seria só decorar o nome dos números, mas não, ainda tem regrinhas. AAAAAAAAAAAAAH Help me!

  3. avatar

    preciso de numeros de 1 a 30 pode me ajudar?


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: