O Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea em Seul apresenta a exposição “Art of the Korean Empire: The Emergence of Modern Art”. Aberta ao público desde 15 de novembro, se encerra no dia 6 de fevereiro deste ano.
“Art of The Korean Empire” lança a luz sobre a arte do Império Coreano em um momento aparentemente negligenciado pela história da Coreia. No que tange à história, o império iniciou-se em 1897 sob a liderança do Imperador Gojong (1863-1907). Porém, durante a menoridade, a regência foi assumida pelo seu pai, Daewongun. Encerrando, em seguida, em 1910 com a abdicação forçada do Imperador Sunjong (1907-1910). A partir de então, começa o domínio japonês sobre a Coreia.
O museu apresenta através dessa exposição a arte produzida na corte durante a liderança de Gojong e Sunjong. Por muitos anos acreditava-se que a arte coreana inevitavelmente aceitava as influências japonesas e ocidentais. Isso se deve as questões políticas da época. No entanto, as avaliações históricas apontam que houve uma tentativa de preservar as tradições artísticas de Joseon. Enquanto ao mesmo tempo se adotavam elementos externos como forma de alcançar a era da modernidade.
O MMCA apresenta mais de 200 obras, entre pinturas, documentos, artesanatos e fotos de 1890 a 1920. A exposição é dividida em quatro partes: “Arte do Império”, “Fotografia: Novo Método de Documentação e Representação”, “Artesanato: Caminhos Artísticos e Industriais”, “Pintura como Arte e Pintor como Artista”.
O ator Lee Seung Jun é o embaixador da exposição “Art of the Korean Empire: The Emergence of Modern Art”. Seung Jun atuou como o imperador Gojong no drama Mr Sunshine e fornecerá sua voz aos tours guiados por áudios. Este guia também está disponível no aplicativo móvel do MMCA.
Endereço:
30, Samcheong-ro, Jongno-gu, Seul
서울 특별시 종로구 삼청 로 30 (소격동)
Funcionamento:
Domingo – quinta-feira: 10:00 às 18:00
Sexta – sábado: 10:00 às 21:00
* última admissão: 1 h antes do fechamento
Fontes: Visit Korea, MMCA e Korea Herald