História do Rock na Coreia do Sul

História do Rock na Coreia do Sul || Imagem: Kprofiles

Aqui nós contaremos um pouco sobre a história do Rock na Coreia do Sul. Conheça o primeiro guitarrista do país, algumas curiosidades sobre o gênero e as bandas que marcaram época e continuam no coração dos sul coreanos desde então.

Linha do tempo

Antes de tudo é importante ressaltar que a história do Rock na Coreia do Sul tem seus relatos iniciais datados às bases estadunidenses em solo coreano durante Guerra da Coreia (1950).

Logo ao primeiro contato, os coreanos se apaixonaram à primeira vista pelo novo estilo musical que chamava atenção por suas batidas agitadas. Assim, os jovens sul coreanos assimilaram o som americano e, por fim, formaram suas primeiras bandas.

Porém, nem tudo na história são flores e é isso o que veremos abaixo.

1950

Imediatamente ao fim da Guerra da Coreia, muitos estadunidenses permaneceram na Coreia do Sul com o intuito de formar família no novo país. Assim, a troca e a paixão cultural aconteceu dos dois lados. Pois, até esse momento, os sul coreanos estavam decididos a fazer do rock ‘n’ roll parte do cenário cultural da época.

O Padrinho do Rock

A fim de conhecer a história do Rock na Coreia do Sul, um dos nomes mais importantes dessa narrativa é o de Shin Jung Hyeon. Ele foi o primeiro guitarrista do país e o maior expoente do gênero, sendo grande responsável pela divulgação do estilo na Coreia do Sul.

Shin Jung Hyeon debutou em 1957, aos 19 anos, apresentando-se em uma base militar estadunidense, a princípio um dos poucos lugares onde músicos sul-coreanos poderiam encontrar trabalho naquela época.

Além de ser o primeiro guitarrista do país, Jung Hyeon foi o fundador da primeira banda de rock da Coreia do Sul, a Add4. Mas, acima de tudo, ele também ficou conhecido por suas batidas melancólicas que brincavam com o rockabilly, o jazz e, mais tarde, com os solos estendidos do rock psicodélico.

Ouça “Twillight” uma das primeiras composições de “Shin Jung Hyeon”:

1960

A primeira banda da história do rock na Coreia do Sul foi a Add4 (1962), também conhecida por ser a pioneira do rock psicodélico no país. Da mesma forma, surgiram os chamados Grupos de Música que, ainda mais influenciados pelo British Rock da Grã-Bretanha e o rock americano, alcançaram o sucesso com o grande público. Portanto, os mais famosos são HE6, K’okkiri Brothers e os Key Boys.

História do Rock na Coreia do Sul

História do Rock na Coreia do Sul | Imagem: Midiorama

Um tempo de censura na história do Rock na Coreia do Sul

A década de 60 foi difícil para os músicos coreanos. Nesse meio tempo o país passou por um período de restrição, onde a influência estrangeira foi marginalizada. Na história do rock na Coreia do Sul, esse instante que permeou os anos 70, igualmente repeliu tudo o que se referia à cultura hippie emergente no mundo e, como já citado, o universo do Rock ‘n’ Roll.

1970

Como dito anteriormente, o Rock ‘n’ Roll, que havia encantado muitos no início, passou por um momento de baixa. Assim, inestimados músicos em ascensão se exilaram no exterior e outros abandonaram o cenário de vez, visto as dificuldades políticas que o país estava enfrentando

Popularização

Acima de tudo, a natureza da música é transpor barreiras e conquistar multidões, independente de como isso acontecer. Portando, com a proibição, como um efeito inverso ao esperado da censura, veio o aumento da distribuição de forma não oficial de música estrangeira.

Aliás, o maior consumo do material estrangeiro se disseminou mais facilmente pelas famílias de classe média. Este público detinha uma maior vantagem pois possuíam melhores equipamentos de sons, assim, eram “livres” para dar play em suas fitas e vinis não originais, e, ainda mais, se encontravam em cafés universitários para ouvir e discutir música, essencialmente o Rock ‘n’ Roll.

1980

Mesmo com a re-popularização do gênero no final da década de 70, os anos 80, na história do Rock na Coreia do Sul, são marcados pela sutil migração do gosto dos jovens ao dance music e, surpreendentemente, pelo surgimento das primeiras bandas de Heavy Metal, uma também ramificação do rock clássico.

The Big 3

História do Rock na Coreia do Sul | Banda Boohwal | Imagem: Midiorama

Os maiores nomes do Rock do país nesse período são a Boohwal, a Baekdoosan e a Sinawe. As três bandas são responsáveis por embalar a juventude universitária e ativista dos anos 80. Essa geração que, mais tarde, será conhecida por sua visão de crescimento, maior liberdade e de grande impulso ao lutar por seus direitos e autonomia do país em que nasceu.

Ouça “Will from Love” em uma emocionante apresentação da banda “Boohwal”:

No topo das paradas

O Hard Rock também esteve presente na década de 80 e ganhou espaço com a banda Magma e, mais tarde, com a T-Sams e a Muhangwedo. Assim, podemos dizer que foi nos anos 80 que o Rock “n” Roll esteve no topo das paradas de sucesso na Coreia do Sul, sendo de grande destaque nos festivais de inverno e nos programas de Rádio.

Ouça “To You” da banda Muhangwedo (Endless Orbit).

A música foi a grande vencedora do Festival de Música do Campus de 1988.

1990

Com a democratização do país, as informações começaram a correr melhor no país e, em pouco espaço de tempo, os sul coreanos foram bombardeados com eras de músicas estrangeiras.

O Joseon Punk

A partir desse contato livre, bandas alternativas começaram a nascer. O Punk Rock foi representado pela recente Crying Nut e pela No Brain, trazendo a pegada de liberdade e juventude características do gênero com leves fisgadas de humor nas letras e nos videoclipes.

História do Rock na Coreia do Sul

História do Rock na Coreia do Sul| Banda Crying Nut | Imagem: Midiorama

O punk rock na Coreia do Sul também é conhecido como “Joseon Punk”, fazendo referência ao estilo que mistura as batidas ocidentais com a música tradicional coreana.

Ouça a “Deep into the Night” da banda de joseon punk “Crying Nut”

Conheça 5 bandas coreanas de indie rock que irão te surpreender

Os anos 2000 na História do Rock na Coreia do Sul

A Internet, que mudou o cenário da vida de todos desde os primórdios dos anos 90, ajudou na massificação do rock. Agora as chances de as bandas ganharem o amor do público era maior, pois tinham nas mãos uma ferramenta democrática de divulgação da sua música.

Ouça “Thorn” da banda de rock melódico “Buzz”, um grande sucesso dos anos 2000

O tradicional

Surpreendentemente, o Black Metal, o Grindcore e o Death Metal conquistaram fãs e inspiraram o estilo das novas bandas. Assim, a banda Gostwind nasceu fruto dessas influências. Aliás, ela chama atenção por assimilar instrumentos tradicionais coreanos (Daegeum – flauta de bambu e o Haegeum – um instrumento de cordas) à harmonia de seu metal melódico.

Ouça “Kkokdugaksi” da banda de metal progressivo “Gostwind”

 Hoje

Em síntese, mesmo não figurando no topo da preferência da nova geração, a história do Rock na Coreia do Sul reflete os anos de luta e de e desenvolvimento por qual o país é conhecido atualmente.

As grandes bandas e artistas que surgiram nesse cenário são parte importante da memória afetiva da população. Ou seja, embalaram a adolescência, juventude e muitos amores que nasceram ao som das batidas fervorosas do Rock Sul Coreano ficando para sempre no coração da Coreia do Sul.

Conheça mais 5 bandas de rock da Coreia do Sul

Fontes: Wikipédia; Rolling Stone Índia;

avatar
About Juliana Vicente

(Fortaleza/CE) Jornalista cearense apaixonada por cinema, culturas, história e literatura. Escreve por vocação e sonha alto na esperança de fazer do mundo um lugar melhor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: