Namsan Bongsudae  - Seul

Imagens: visitseoul.net

Namsan Bongsudae é a cerimônia que encena o Bongsu, um sistema de comunicação que foi usado para notificar o governo central de assuntos militares urgentes (por exemplo, a aproximação de forças inimigas, utilizando torres de fumaça nas fronteiras de Seul, e ocorre em Namsan, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.

O Bongsu foi usado para enviar mensagens através da península coreana utilizando fumaça durante o dia e tochas à noite, um método de mensagens mais eficiente e rápido do que a cavalo. “Bongsu” é uma combinação das palavras “bong”, que significa luz de tochas, e “su”, que significa fumaça.

O Namsan Bongsudae foi estabelecido quando Hanyang (atual Seul) foi definida como a capital, durante o terceiro ano do reinado do Rei Taejo (1394), na dinastia Joseon. Para proteger a cidade de invasões, muros de pedra foram construídos sobre as quatro grandes montanhas localizadas dentro da cidade: Bugaksan, Inwangsan, Naksan e Namsan. Em Namsan, cinco torres de fumaça foram construídas em seu pico para enviar informações políticas e militares ao rei. Se tudo estivesse normal era acessa uma torre, duas se um inimigo apareceresse, três quando um inimigo se aproximasse da fronteira, quatro quando um inimigo invadisse a fronteira e cinco torres eram acesas quando uma batalha com um inimigo começasse na fronteira. Foi utilizado cerca de 500 anos, até 1894.

Originalmente haviam cinco estações localizadas em diferentes locais de Namsan, mas foram destruídas ao longo do tempo. O atual Bongsudae foi reconstruído em 1993 com base em registros históricos em um dos cinco locais.

A partir de 2007, uma encenação de como o Namsan Bongsudae era usado durante a Dinastia Joseon, é realizada todos os dias das 11:30 – 12:30, exceto às segundas-feiras. O evento começa com uma cerimônia de patrulhamento e uma cerimônia da guarda. Antes do meio-dia, soam a cornetas  anunciando que a cerimônia está prestes a começar. Então, exatamente ao meio-dia, quando o sino de Bosingak, localizado em Jongno- Gu no centro de Seul toca doze vezes, a cerimônia começa. Apenas uma torre é acesa em conformidade com as regras que foram usados nos tempos antigos.

A cerimônia do Namsan Bongsudae engloba o patrulhamento e a cerimônia dos guardas, que ocorrem antes e depois do acendimento da torre e, são muito interessantes. Embora menor em tamanho do que a troca de guardas que ocorre no Palácio Deoksugung , oferece a oportunidade de presenciar um aspecto diferente da cultura tradicional coreana. Após o evento os visitantes podem tirar fotos com roupas tradicionais.

Local: Parque de Namsan
Endereço: 231, Samil-Daero, Jung-gu, Seul
Telefone: + 82-2-210-1234
Horários:
11:30-12:00  – Cerimônia de Patrulhamento e Cerimônia da Guarda
12:00-00:30 – Acendimento da torre
12:30-01:00  – Cerimônia de Patrulhamento e Cerimônia da Guarda
01:00 – 01:15 – Momento para fotos com roupas tradicionais
*Fechado as segundas-feiras

Fonte: Visitseoul.net

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

One Response to Namsan Bongsudae – Uma atração turística em Seul cheia de história!
  1. avatar

    […] Namsan. O Namsan foi o principal centro de defesa e nele encontram-se cinco chaminés (chamadas de bongsudae) que funcionavam como um sistema de alerta – entenda como o sistema funcionava lendo o post […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.