mercado empresarial coreanoImagem: KoreaConvention

Com o constante crescimento da economia sul coreana, a Coreia tem se tornado altamente atraente para os investidores. Com isso, conhecer as práticas culturais locais está se tornando cada vez mais importante para a comunidade empresarial global. Neste post da serie etiqueta coreana, traremos algumas dicas para que você se prepare para uma negociação no mercado empresarial coreano.

Primeiro é necessário entender que, para estabelecer um relacionamento gratificante com o mercado empresarial coreano é preciso conhecer e respeitar a cultura do país.

A estrutura hierárquica social da Coreia é fundamental para o modo como todos no país se relacionam. No mundo empresarial, isso significa que o primeiro encontro entre os parceiros de negócios não é apenas importante para causar uma boa impressão, mas, também, definir o tom e o ritmo para toda discussão futura.

Antes de uma negociação, os coreanos normalmente perguntam a idade, o cargo e o estado civil. Essas perguntas não são, evidentemente, destinadas a serem ofensivas. Elas são feitas para que o coreano possa entender o subconjunto apropriado de comportamento, as perguntas e o protocolo de etiqueta para melhor acomodá-lo.

Em geral, isso significa que os idosos receberão mais respeito e um tratamento diferenciado. No entanto, espera-se que eles mostrem liderança e maior responsabilidade pela dinâmica social global. As perguntas sobre o estado civil também são comuns, uma vez que o status familiar é um detalhe contextual chave para os coreanos, e define também os parâmetros para uma conversa apropriada.

Enquanto os estrangeiros são mais flexíveis e abertos, os coreanos tendem a ficar mais ansiosos se eles têm dificuldade em estabelecer indicadores sociais-chave, por isso esteja preparado para suas perguntas. Além disso, a modulação do comportamento de alguém para reconhecer a idade e a posição social de alguém no contexto de sua reunião com eles definitivamente impressionará seus anfitriões coreanos e ajudará a deixá-los mais a vontade.

Fonte: KoreaConvention

avatar
About Cecilia Bohrer

Editora de Conteúdo (Belo Horizonte - MG) - Jornalista por formação tem estruturado sua carreira em produção televisiva e em marketing digital. Uma completa apaixonada pela cultura asiática!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.