Indústria cosmética

Indústria cosmética | Imagem: venusjournal.com.br

Que a indústria cosmética sul-coreana está em plena ascensão e vem conquistando o mercado da beleza em todo o mundo não é nenhuma novidade. Mas, você sabe o porquê do sucesso dos produtos de beleza sul-coreanos? Se quiser descobrir, continue lendo este post. 

O sucesso da indústria cosmética sul-coreana é crescente e seus produtos de beleza vem conquistando adeptos no mundo inteiro. Entretanto, isso não aconteceu ao acaso, alguns fatores foram fundamentais para a expansão global do mercado cosmético coreano. Assim sendo, vamos conhecê-los a seguir.

CULTURA E TRADIÇÃO 

O cuidado com a pele é uma questão cultural na Coreia do Sul. Para o povo sul-coreano, uma pele clara e com aspecto saudável representa um ideal de beleza, e transmite uma imagem de riqueza e poder. Isso porque, historicamente, a pele morena é associada ao trabalho braçal, realizada sob o sol, ao qual as famílias pobres se dedicavam nos campos e lavouras. Portanto, desde a infância, os coreanos são estimulados a manter rituais de beleza, onde aprendem a limpar, tonificar hidratar e, principalmente, proteger a pele do sol. Daí, a valorização dos produtos cosméticos pelos sul-coreanos, sobretudo das máscaras que prometem nutrir profundamente a pele.

Manter a pele clara e com aspecto saudável é tão importante para este povo, que a indústria cosmética busca superar-se e inovar na criação de seus produtos. Para atender aos anseios do seu público, investe em pesquisas e ousa testar novos ingredientes, alguns até inusitados, na composição de suas fórmulas. Logo, o uso de clareador nos cosméticos é praticamente um pré-requisito de qualidade, assim como a utilização de substâncias capazes de nutrir profundamente a cútis. Então, com este propósito, ingredientes naturais como mucina de caracol, chá-verde, ginseng, vitamina C, entre outros, são largamente utilizados na composição dos produtos de beleza coreanos. 

A INFLUÊNCIA DO HALLYU

Com o advento do Hallyu, na década de 1990, a cultura sul-coreana ultrapassou os limites da Coreia e, gradualmente, ganhou admiradores no mundo todo. O K-drama e o K-pop tornaram-se os grandes responsáveis pela exportação do K-beauty, uma vez que os idols chamaram atenção pela beleza e pela perfeição da pele. Este padrão de beleza aguçou a curiosidade dos fãs, que se interessaram por saber o que os artistas faziam para ter uma pele tão perfeita. Também despertou a curiosidade das pessoas o fato dos homens usarem maquiagem, hábito incomum na maioria dos países. 

O encantamento pelos seriados de TV e grupos musicais coreanos, levou jovens dos diferentes países a desejarem vestir-se e maquiarem-se como seus ídolos. A partir daí, a rotina de beleza dos artistas tornou-se assunto nas mídias sociais e os produtos cosméticos coreanos alcançaram notoriedade no mundo inteiro. Portanto, abriram-se portas para a entrada da indústria cosmética sul-coreana no mercado global, até então, totalmente dominado por empresas europeias e norte-americanas. Porém, de olho no sucesso do K-Beauty e dos produtos voltados ao da cútis e na maquiagem com aparência natural, essas empresas vem aderindo às tendências coreanas. 

E quanto ao Brasil? Os cosméticos coreanos conquistaram as brasileiras, ao passo que cresceu o interesse pela cultura sul-coreana, devido aos dramas e grupos de K-pop. Por isso, algumas marcas brasileiras já investem em produtos inspirados nos hábitos coreanos de cuidados com a pele. Um exemplo disto é a ‘Quem disse Berenice?’, que já conta base cushion, base hidratação e boosters, produtos focados em hidratação e proteção da pele, como aqueles produzidos pela indústria cosmética coreana.

 EMBALAGENS DIVERTIDAS E REDES SOCIAIS 

 Outros fatores que contribuem para o sucesso da indústria cosmética coreana, são as estratégias de marketing digital e o uso de embalagens divertidas. 

A indústria cosmética sul-coreana investe muito nas embalagens de seus produtos. São embalagens criativas, com formatos divertidos, cores e desenhos que atraem o olhar das pessoas. E essas embalagens inusitadas e divertidas, associadas aos tutoriais e avaliações de produtos postados nas redes sociais por influenciadores, chamam a atenção e despertam o desejo dos consumidores. Enfim, a união perfeita que possibilitou a difundir a indústria cosmética sul-coreana para todo o mundo através da internet.

CENÁRIO ATUAL E TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO

Empresas asiáticas, sobretudo, japonesas, chinesas e sul-coreanas, têm conquistado espaço no mercado cosmético global, embora este ainda seja, predominantemente, dominado pelas gigantes europeias e norte-americanas. Trata-se de um mercado bilionário e oligopolizado, do qual 7 grandes empresas detêm cerca de 180 marcas. Portanto, quebrar este oligopólio não é tarefa fácil. Contudo, marcas da indústria cosmética sul-coreana, como Missha, Skim Food, Klasme, entre outras, já conquistaram espaço nesse mercado.

O forte investimento destinado à pesquisa e ao desenvolvimento na indústria cosmética coreana possibilita a criação e o teste de novos ingredientes, fórmulas, embalagens e processos de produção. Dessa forma, a cosmética sul-coreana cresce em inovações tecnológicas e cria patentes, tornando-se cada vez mais competitiva no mercado cosmetológico global.

A tendência deste mercado é de continuar crescendo, haja vista que o governo coreano almeja transformar o país em uma potência mundial em bio saúde. O propósito é manter as maiores empresas de beleza coreanas, no ranking das marcas globais com maior receita, portanto, a expansão dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos, certamente, está nos planos do país pelos próximos anos.

 

Fontes: cosmeticinnovation.com.br, g1.globo.com, moneytimes.com.br, beautyfair.com.br

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3 Responses to K-Beauty – a Indústria Cosmética sul-coreana
  1. avatar

    Texto muiyo bom e interessante!

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    Parabéns Andréa. Muito bom conhecer mais sobre a cultura e costumes da Corea.


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