Haneul Park – o céu nunca este tão próximo

Imagem: nengyishi.com

Ficar próximo do céu nunca foi tão fácil com o Haneul Park. Que tal saber um pouco mais sobre esse pedacinho do paraíso localizado em Seul.

Já imaginou um parque ser criado em um local que já foi um aterro sanitário? Acredite, existe e esse é o Haneul Park.

O 하늘 공원 (Haneul Park) ou Haneul Sky Park, como também é conhecido, é um dos cinco pequenos parques que foram construídos no complexo World Cup Park (월드컵 공원) para a 17ª Copa do Mundo da Fifa, do qual pela primeira vez foi organizado por duas nações, a Coreia do Sul e o Japão.

O local já foi um aterro sanitário, que por mais de 15 anos recebeu mais de 92 milhões de toneladas de lixo, e, após um projeto de recuperação do solo, foi transformado em um dos melhores parques de Seul.

Durante a criação do projeto do parque, foi pensado na biodiversidade e no ecossistema do local. Para isso foram trazidas mais de 30.000 borboletas de diferentes espécies para estabilizar o ecossistema e cinco geradores de energia eólica que fornecem eletricidade para operar as lâmpadas do parque.

O parque possui sozinho cerca de 192 mil metros quadrados e recebeu o nome de Haneul (하늘), que significa céu em coreano, por estar localizado na parte mais alta do World Cup Park e oferece a seus visitantes uma vista única e deslumbrante de Seul, Rio Han (한강), Yeouido, além da própria paisagem do parque.

Vista de Haneul Park

Imagem: Visit Seoul

Porém, para chegar até o parque é necessário subir 291 degraus. Não se assuste com a quantidade de escadarias, acredite, no final tudo vale a pena. Caso você se canse durante a caminhada, não se preocupe, há um mirante em que você pode recuperar o folego e continuar o percurso.  Mas caso você não queira subir as escadas, por três mil wons se pode chegar até o parque com um mini ônibus que é disponibilizado aos visitantes.

291 degraus para o céu

Imagem: Visit Seoul

O parque possui diversos caminhos que se assemelham a um labirinto em meio as gramíneas altas e baixas, que dão aos visitantes uma sensação de paz e tranquilidade junto a natureza. Também existe um observatório no centro do campo que possibilita ter uma visão panorâmica do parque e de Seul. O destino que antes era de toneladas de lixo, agora é popular entre famílias, casais e turistas.

Observatório

Imagem: koreatourinformation

Além disto, no mês de outubro acontece o “Seul Pampas Grass Festival”, que marca o início do outono. Várias atividades acontecem durante o festival, como passear no campo à noite e ter uma visão diferente do Haneul Park com luzes coloridas sob as gramíneas douradas, elaboração de artesanato com as pampas e também há programas para visitantes estrangeiros, além de diversas performances durante o evento.

Seul Pampas Grass Festival

Imagem: Visit Seoul

O local também já foi cenário para vários programa de variedade, entre eles o Shinhwa Broadcast, do grupo de kpop Shinhwa.

Ficou curioso para saber mais sobre o parque? Veja este vídeo feito pelo canal Andy Kim, que mostra mais detalhes do local.

Então, se você está procurando um lugar para tirar ótimas fotos, fazer uma caminhada com uma linda vista ou somente procurando um ambiente de paz e tranquilidade em uma metrópole de ritmo acelerado como Seul, que tal visitar Haneul Park.

Endereço:  95, Haneulgongwon-ro, Mapo-gu, Seul

Website:  worldcuppark.seoul.go.kr

 

Fontes: Visit Seoul, Discovering Korea e Nengyi Shi

avatar
About Jéssica Lisboa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: