lanternas de lótus

Imagem: www.korea.net

Todos os anos uma grande comemoração invade as ruas de Seul. O Festival das Lanternas de Lótus além de uma manifestação religiosa budista é uma atração turística com diversas atividades  também nos templos da cidade.

O Festival das Lanternas de Lotus é tradicionalmente celebrado na semana do oitavo dia do quarto mês do calendário lunar, quando é comemorado o nascimento de Buda.  Começou a ser realizado no período das dinastias Goryeo (918-1392) e Joseon (1392-1910). A programação abrange vários locais da cidade, sendo os dias 15, 16 e 17 os mais importantes.

Do dia 15 a 26 haverá exposição de lanternas tradicionais nos Templos Jogye (Jogyesa), Bongeun (Bongeunsa) e também em Cheonggyecheon.

No dia 16 acontece, às 15h, no estádio da Universidade de Dongguk, o Eoullim Madang, uma confraternização entre os participantes do festival das lanternas de lótus, com musica tradicional, dança e preparação para o desfile da noite. Neste mesmo dia às 18h, inicia-se o Festival com mais de 100 mil lanternas, carregadas pelos participantes e por monges budistas de todos os templos, que fazem o percurso entre o Portão de Dongdaemum até o templo Jogye (Jogyesa). “O objetivo do festival é a iluminação da mente de todos os seres e do mundo através das laternas”, citou a monja budista Seo Jin.

Ainda no dia 16 após as 21h há uma confraternização denominada Hoehyang Hanmadang que acontece na Praça Gwanghwamun.

No dia 17 na rua em frente ao Templo Jogye (Jogyesa) a partir das 19h haverão várias atividades culturais e o Yeondeungnori que marca o encerramento da programação do festival das lanternas de lótus.

Assista o vídeo sobre as comemorações do ano passado:


O feriado nacional comemorativo ao nascimento de Buda este ano será no dia 25 de maio.

Endereços úteis:

Templo Jogye (Jogyesa) – Estação do metrô Anguk – Linha 3 – saída 6 – siga as placas indicativas.

Templo Bongeun (Bongeunsa) – Estação do metrô Samseong Station -Linhe 2 – saída 6, passe pela lateral do COEX e vire na primeira rua à esquerda. O templo estará do outro lado da rua.

Cheonggyecheon – Estações do metrô City Hall, Jonggak, Jongno 3-ga, Jongno 5-ga – Linha 3.

Universidade Dongguk – Estação do metrô  DonggukStation -Line 3 –  saída 6.

 Portão Gwanghwamun – Estação do metrô Gwanghwamun – Linha 5.

Fontes: angloinfo e visit korea

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

One Response to Festival das lanternas de lótus 2015 em Seul
  1. avatar

    […] O nascimento de Buda Sakyamuni nascido com o nome de Siddartha Gautama, é uma data celebrada por todas as linhagens budistas no mundo. É comemorado em data móvel, no 8º dia do quarto mês do calendário lunar, onde ocorre a lua cheia. As comemorações em Seul iniciaram-se com o tradicional Festival das Lanternas. […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: