centros de saúde pós-natal no BrazilKorea

Uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptas na Coreia é a dos centros de saúde pós-natal (산후조리원). Espécie de “resorts médicos”, com SPA, doulas e enfermeiras 24h à disposição e até limusines, esses locais têm sido cada vez mais comuns principalmente em Seul, onde têm se multiplicado a cada ano. E é aí que as mamães de primeira viagem têm preferido passar seus primeiros dias após o nascimento da criança, embora não seja um privilégio ao alcance de todas. O preço pode variar entre 5 e 10 mil dólares.

Em vez de seguir as antigas tradições e ir direto para casa, como mencionado em outro post, a mulher e o bebê ficam nos centros de saúde pós-natal com todo o conforto e ajuda necessários no início da vida materna e recebem o auxílio que precisam na recuperação física e emocional do estresse causado pelo parto. Esses centros oferecem uma estadia de cerca de duas semanas com tudo incluído: refeições, cuidados com a pele, massagens. Além disso, enfermeiras ficam disponíveis o dia inteiro tomando conta do bebê e dando as orientações necessárias sobre amamentação e outros cuidados. As visitas são restritas.

Já faz 18 anos que os centros de saúde pós-natal existem na Coreia. Em 1997, quando o primeiro desses centros foi inaugurado, a taxa de natalidade no país era uma das menores do mundo, com 1,3 filhos por casal. No início, era uma forma alternativa das doulas poderem exercer seu trabalho, mas acabaram se tornando centros para conforto das famílias. Mesmo com o valor elevado, existem filas de espera e precisam ser agendados com meses de antecedência.

Em Gangnam, bairro de Seul conhecido como centro do mercado de luxo coreano, encontram-se os mais famosos desse gênero na Coreia: o Saint Park e o MH Postpartum Care Center. O primeiro conta com paredes de pedra, com iluminação relaxante e um pavilhão luxuoso de praias de Bali. As refeições são preparadas com ingredientes orgânicos e usam produtos para pele importados da Suíça, além do serviço de limusine. O segundo oferece saunas feitas com hinoki, madeira japonesa usada em templos e palácios.

A mídia coreana tem divulgado essa como a mais nova onda do país a ser exportada, assim como o K-Pop ou os Kdramas. Com origem na Coreia, o modelo dos centros de saúde pós-parto é algo inédito no mundo e já começou a atrair a atenção de estrelas mundiais, como a atriz japonesa Koyuki Kato, que atuou em “O Último Samurai”, ao lado de Tom Cruise. E a tendência é que haja cada vez mais gente interessada nas facilidades proporcionadas por esses locais.

Fonte: The Wall Street Journal

avatar
About Ariane Annunciação

Ariane Annunciação (Rio de Janeiro) – jornalista, estudante de História e tradutora freelancer, casada com um coreano, dorameira e apaixonada pela cultura oriental. Morou na Coreia por dez meses entre 2013 e 2014 e mantém um blog sobre sua experiência no país, o http://hangukcomacai.blogspot.com.br/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: