Brazilkorea Brasil Kpop Cover Break!DOWN

Imagem: facebook.com/breakdownkpop

Quem lembra do Refresh, o grupo de meninos que faz cover apenas de coreografias femininas? Pois bem, na série Brasil K-Pop Cover desta semana você irá conhecer um contrário ao Refresh, formado apenas por meninas o Break!DOWN apresenta apenas coreografias de boybands.

O Break!DOWN se originou em São Paulo capital no ano 2011. Desde o início as integrantes queriam fazer algo diferente e após algumas discussões de ideias de como poderia ser o grupo, foi decidido que os covers seriam apenas de coreografias masculinas pois todas as integrantes gostavam muito mais de ouvir e dançar boyband do que girlband. E isto segue assim até hoje, atualmente formado por Akila, Larissa, Anne e Natalia o grupo performa coreografias masculinas por vários motivos como gosto, identificação com algum idol masculino ou mais facilidade para coreografias masculinas do que femininas.

A escolha do nome Break!DOWN também foi muito debatida. “Queríamos um nome que causasse impacto ao ser lido e falado. Um nome que remetesse um pouco ao estilo que seguimos. Não podia ser algo “sexy” ou muito feminino. Aí optamos por Break!DOWN, que significa ‘desabar’ ‘botar pra baixo’… que seria o que iríamos fazer toda vez que subíssemos em um palco” comentou Natalia em entrevista para o BrazilKorea.

O grupo cover se reúne geralmente uma vez por semana para ensaiar uma coreografia que todas gostam. Quando vão competir os treinos são mais reforçados para que o cover fique mais fiel ao original possivel. Até mesmo quando a coreografia tem um movimento mais complicado as meninas não desistem, repetem o passo inúmeras vezes até que todas estejam conseguindo fazê-lo com perfeição. A escolha das músicas é feita em consenso do grupo, cada uma delas propõe coreografias que gostam muito ou que acham que combinam com o grupo, e se for aceita por todas elas logo começam a pegar os primeiros passos da dança.

Apesar das integrantes fazerem parte de fandoms diferentes, terem paixões por grupos de K-Pop diferentes, pode-se dizer que o grupo que inspira o Break!DOWN é o Block B. Em colaboração com o grupo curitibano Unlock, todos os membros reunidos formaram em dezembro de 2013 o UnBreak para performarem a musica Very Good do grupo coreano. O B!D ainda admira diversos grupos e solistas covers do Brasil inteiro, alguns que já tem muita história para contar ou outros que estavam no cenário K-Pop cover brasileiro e muito tempo mas que ainda assim as meninas gostam muito como por exemplo KHyung de Recife, Unlock, Legend e Ci~0 de Curitiba e, o Allyance de São Paulo capital.

É notável que a motivação de continuarem fazendo parte do grupo vai além de conquistarem premiações em campeonatos. “Dançamos por diversão e amor, esperamos ganhar em cada apresentação um feedback positivo do público”, comentou Natalia. Feedback esse que não demorou a chegar. Além receberem bastante apoio da familia e amigos, a aceitação do público e apoio para continuar o grupo feminino que performa apenas coreografias masculinas tem sido muito grande. Ainda em entrevista, o Break!DOWN relatou uma curiosidade em relação a isso: “Vemos que a aceitação melhor ( o feedback positivo) vem mais das garotas do que dos garotos”.

Algumas coreografias são muito especiais para as meninas do Break!DOWN. Entre elas estão Tarzan -Wonder Boyz e Very Good – Block B. “Vimos que não precisa ser uma apresentação de palco gigante, com figurinos caros ou uma competição de grande nome. Apresentamos em uma sala do Ressaca Friends , e foi uma apresentação que saímos abraçando um ao outro e fazendo algumas pessoas da plateia chorar (de verdade)”, alegaram as meninas sobre a coreografia feita em colaboração com o grupo Unlock.

Outro momentos muito marcantes para o grupo não se tratam necessariamente de vitórias em competições. Conseguirem passar para a final do Dream Concert, por exemplo, foi uma conquista muito grande para elas. “Conseguimos ganhar muito apoio da plateia nesse dia, que gritou nosso nome durante a premiação, mesmo não tendo pegado pódio”, relatou o Break!DOWN.

Alguns dos prêmios que o Break!DOWN já conquistou foram: final no KCC de 2012 , 3º lugar no KDT em agosto de 2014, prêmio de Popularidade no 1º Korean Pop Festival em dezembro de 2014 (que contou com a participação do grupo MR.MR (미스터 미스터)), e final do KCC de 2013 com premio de 2º lugar.

Para ver o trabalho maravilhoso que faz jus a coleção de prêmios do grupo, acesso o canal oficial do Break!DOWN no Youtube e a pagina no Facebook.

Agradecimento especial a Natalia e ao grupo Break!DOWN

avatar
About Carolina

Editora de Conteúdo (Curitiba-PR) - estudante, futura designer e fotografa, desde criança apaixonada pela cultura oriental em geral, mas principalmente japonesa e coreana, disposta a aprender e divulgar as culturas que tanto gosta.

One Response to Brasil Kpop Cover – conheça o grupo Break!DOWN
  1. avatar

    Tarzan ♡♡♡ amo essa musica com toda força, e block b tambem ♡♡♡


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: