black eagles

Black Eagles – Imagem: wikipedia

Vários países tem em sua força aérea um grupo especial que se dedica a demonstração de acrobacias aéreas. A Coreia do Sul não é diferente e tem os Black Eagles. Um grupo de 8 aviões que empolgam expectadores e já ganharam prêmios em competições mundiais.

No Brasil o grupo de demonstrações da Força Aérea Brasileira é popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça. É uma característica dos aviões de demonstrações no mundo todo utilizarem fumaça (muitas vezes colorida).

O 53º Grupo de Demonstração Aérea, apelidado de Black Eagles, é o time de exibição de vôo da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF), com sede em Wonju, na província de Gangwon. O primeiro grupo de pilotos foi criado em 1953. Porém o grupo passou a se chamar Black Eagles em 1967. O time passou por diversos reveses sendo montado e desmontado por questões militares diversas vezes. A equipe permanente foi formada em 1994 e voou seis aviões Cessna A-37B Dragonfly. A equipe foi dissolvida temporariamente em 2007, após a chegada das novas aeronaves T-50 Golden Eagle para treinamento e adaptação. Os Black Eagles voltaram em 2009 e atuam até o momento.

São  8 aeronaves KAI T-50 Golden Eagle (골든 이글). Que são aviões supersônicos para treinamento e combates leves, desenvolvidos pela Korea Aerospace Industries (KAI) com a Lockheed Martin. O T-50 é o primeiro avião supersônico montado na Coreia do Sul e um dos poucos treinadores supersônicos do mundo.

Em  2012, os Black Eagles foram premiados com o Boeing Trophy pela melhor exibição no 17º Waddington International Air Show e receberam o prêmio pela Melhor Demonstração Geral de Vôo no Royal International Air Tattoo.

Em 2013 o 53º Grupo de Demonstração Aérea, incluindo seu esquadrão de manutenção, passou a ser uma unidade diretamente ligada a ROKAF. Não pertencendo mais a nenhum comando porém mantendo sua sede em Wonju.

A Equipe Acrobática ROKAF tem atuado em várias ocasiões de cerimônias nacionais. E chama muita atenção quando seus aviões soltam  fumaças vermelho e azul, simbolizando as cores da bandeira coreana. O major Kyu Won Lee, é o lider e piloto n°1 dos Black Eagles.

Assista a uma demonstração do grupo, AQUI.

Siga tambem o grupo no Facebook.

Fontes: wikipedia e airshowinfo

 

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: