Vila Soseong

Vila Soseong | Han Cinema Edição: BrazilKorea

“Vila Soseong” representará a Coreia do Sul na Mostra Competitiva de Documentários no 6º Festival Internacional de Cinema de Brasília.

Vinte e sete países participam do 6º Festival Internacional de Cinema de Brasília. Entre eles, a Coreia do Sul, que estará representada na competição com o documentário Vila Soseong.

Dirigido por Park Bae Il, o documentário expõe a luta de idosos de uma vila coreana contra a construção de um sistema antimísseis. Entre impactos locais no modo de vida e na produção agrícola, os discursos ganham protagonismo na obra. Permitindo remontar o controverso cenário de implantação do THAAD – Terminal High Altitude Area Defense, na região.

A Vila Soseong, localizada na província de Gyeongsang do Norte, é habitada, em maioria, por uma população da 3ª idade; que vivia uma vida pacata e de intensa relação com o campo. Entretanto, em meados de 2016, se vê ameaçada por um cenário de instabilidade e guerra com a chegada do sistema de combate a mísseis. Helicópteros do exército, caminhões e soldados tornam-se figuras cotidianas na região.

Para o povo, aquele contexto rememorava o cenário de conflito que os marcou no período de Guerra das Coreias. Assim, movimentos de todas as ordens e motivações passam a ser organizados em protesto. Mas, em seus 87 minutos de duração, Vila Soseong mira também no cotidiano sereno com que essas pessoas viviam e sua relação comunitária. Permitindo a cada espectador, vivenciar perspectivas únicas deste acontecimento.

SELEÇÃO

Vila Soseong concorre aos prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e Júri Popular, na Mostra Competitiva de Documentários do BIFF. Além do Troféu da Crítica José Carlos Avellar, que terá júri composto por jornalistas e críticos.

EXIBIÇÃO “VILA SOSEONG”

11/11 (Domingo) – Cine Cultura Liberty Mall, Sala 3 – 14h
13/11 (Terca) – Cine Brasília – 17h – Debate após a sessão
14/11 (Quarta) – Cine Cultura Liberty Mall, Sala 3 – 20h

SERVIÇO

Festival Internacional de Cinema de Brasília – BIFF
De 9 a 18 de Novembro
Cine Brasília, Cine Cultura Liberty Mall e Sesc Ceilândia
Ingressos de 5 a 12 reais – Venda no locais

Fonte: BIFFLe Point.

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

One Response to Vila Soseong representa Coreia do Sul na sexta edição do BIFF
  1. avatar

    Moro em uma cidade parecida no interior coreia do sul


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.