Vila Soseong

Vila Soseong | Han Cinema Edição: BrazilKorea

“Vila Soseong” representará a Coreia do Sul na Mostra Competitiva de Documentários no 6º Festival Internacional de Cinema de Brasília.

Vinte e sete países participam do 6º Festival Internacional de Cinema de Brasília. Entre eles, a Coreia do Sul, que estará representada na competição com o documentário Vila Soseong.

Dirigido por Park Bae Il, o documentário expõe a luta de idosos de uma vila coreana contra a construção de um sistema antimísseis. Entre impactos locais no modo de vida e na produção agrícola, os discursos ganham protagonismo na obra. Permitindo remontar o controverso cenário de implantação do THAAD – Terminal High Altitude Area Defense, na região.

A Vila Soseong, localizada na província de Gyeongsang do Norte, é habitada, em maioria, por uma população da 3ª idade; que vivia uma vida pacata e de intensa relação com o campo. Entretanto, em meados de 2016, se vê ameaçada por um cenário de instabilidade e guerra com a chegada do sistema de combate a mísseis. Helicópteros do exército, caminhões e soldados tornam-se figuras cotidianas na região.

Para o povo, aquele contexto rememorava o cenário de conflito que os marcou no período de Guerra das Coreias. Assim, movimentos de todas as ordens e motivações passam a ser organizados em protesto. Mas, em seus 87 minutos de duração, Vila Soseong mira também no cotidiano sereno com que essas pessoas viviam e sua relação comunitária. Permitindo a cada espectador, vivenciar perspectivas únicas deste acontecimento.

SELEÇÃO

Vila Soseong concorre aos prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e Júri Popular, na Mostra Competitiva de Documentários do BIFF. Além do Troféu da Crítica José Carlos Avellar, que terá júri composto por jornalistas e críticos.

EXIBIÇÃO “VILA SOSEONG”

11/11 (Domingo) – Cine Cultura Liberty Mall, Sala 3 – 14h
13/11 (Terca) – Cine Brasília – 17h – Debate após a sessão
14/11 (Quarta) – Cine Cultura Liberty Mall, Sala 3 – 20h

SERVIÇO

Festival Internacional de Cinema de Brasília – BIFF
De 9 a 18 de Novembro
Cine Brasília, Cine Cultura Liberty Mall e Sesc Ceilândia
Ingressos de 5 a 12 reais – Venda no locais

Fonte: BIFFLe Point.

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Cientista Social pela Universidade de Brasília, Repórter Honorária pelo Centro Cultural Coreano do Brasil e Co-Fundadora do Maūm Ūmsik. Em constante estudo pela compreensão das coreanidades.

One Response to Vila Soseong representa Coreia do Sul na sexta edição do BIFF
  1. avatar

    Moro em uma cidade parecida no interior coreia do sul


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: