Dramas coreanos do período colonial - Movimento 1º de março

Confira as indicações de dramas que retratam um período  tão delicado da História coreana que gerou o  Movimento de 1º de março! Esses quatros dramas retratam as lutas e histórias por trás da Independência Coreana frente a ocupação japonesa.

Todo dia 1º de março, a Coreia do Sul observa o Dia da Declaração da Independência conhecido em coreano como ” Sam-Il Jol”  삼일절 .  Este dia honra os homens e mulheres que morreram durante o  Movimento de 1º de março (3-1 운동)  ou o Movimento Manse 만세 운동  . 

Um dos mais importantes feriados nacionais da Coreia, o movimento de 1º de março foi uma série de manifestações e protestos que começaram em 1 de março de 1919 e duraram até 11 de abril de 1919.

Esse protesto pacífico foi uma das primeiras exibições públicas de resistência coreana contra opressores imperialistas japoneses. Mais de 2.000.000  pessoas participaram das manifestações para libertar o país da ocupação japonesa.  A história completa sobre esse importante movimento pode ser lida AQUI.

As seguintes indicações de dramas não são apenas divertidas, mas capturam o espírito de autoconfiança e resistência coreana contra a opressão colonial que durou de 1910 a 1945. Esses dramas estão listados em ordem cronológica histórica.

JeJoongWon

Título Original: 제중원
Episódios: 36
Ano: 2012
Rede: SBS
Sinopse:  JeJoongWon começa no ano de 1884 e continua até 1915. Este drama conta a história da modernização da Coreia e as mudanças sociais sem precedentes que ocorreram durante esse período de tempo. Não só é um ótimo drama, mas é uma excelente maneira de começar nesse período. Mostra um olhar fascinante sobre como era a vida  no fim da dinastia Joseon e os vários eventos que levaram à colonização japonesa da Coreia.

Bridal Mask

Título Original: 각시탈 Gaksital
Episódios: 28
Ano: 2012
Rede: KBS
Sinopse: O drama se passa no ano de 1930, e concentra-se em Lee Kang To, que é um policial inteligente e ambicioso da Coreia empregado pelos colonos japoneses. Kang To está caçando a pessoa por trás da máscara de noiva. A máscara de noiva aparece como uma figura que lembra o personagem Zorro, que protege o povo coreano da opressão dos colonos japoneses. Embora esta seja uma história completamente ficcional, é um olhar muito interessante sobre as dinâmicas sociais que existiram durante um dos períodos mais sombrios da história coreana. Este drama fez um excelente trabalho, incorporando também uma questão muito séria sobre as “The Comfort Woman” (“mulheres de conforto”) no enredo. Esta é uma questão que ainda aflige as relações japonesas/coreanas até hoje.

Capital Scandal

Título Original: 경성 스캔들
Episódios: 16
Ano: 2007
Rede: KBS2
Sinopse: Este drama se passa na década de 1930. Na Yeo Kyeong era dona de uma livraria e também era uma defensora da independência coreana. Seon Woo Wan era o filho playboy de uma família rica que se envolveu no movimento da independência. Consequência de uma aposta com seus colegas de trabalho para ganhar o coração de Na Yeo Kyeong. O drama retrata o envolvimento desses dois personagens tão opostos, em um momento tão delicado do país, com reviravoltas e uma boa dose de comédia, drama e ação.

Freedom Fighter Lee Hoe Young

Título Original: 자유인 이회영
Episódios: 5
Ano: 2010
Rede: KBS
Sinopse: Este pequeno drama se passa no ano de 1933, e é dividido em 5 partes, contando a história do lutador da independência coreana, Lee Hoe-Young, que doou toda a fortuna dele (US $ 1,5B no dinheiro atual) e fugiu para Manchuria. Lá, ele abriu a Academia Militar  Shinheung 신흥 무관 학교 (新興 武官 學校) para os refugiados internos coreanos. Isso permitiu que as crianças recebessem uma educação junto com treinamento militar formal.

Após o movimento de 1º de março, ainda mais coreanos foram lá para receber treinamento militar. No total, a Academia produziu cerca de 3.500 graduados que serviriam como Lutadores da Liberdade. O drama foi feito para comemorar o centenário do Anexo Forçado da Coreia pelo Japão. Sua estreia coincidiu com a assinatura do tratado de anexação em 21 de agosto de 1910. O mais bacana do drama é que os últimos 10 ou 15 minutos de cada episódio são um documentário real que elaborou mais sobre a história atual.

Confira também dicas de filmes e outras mídias coreanas que retratam esse momento histórico do país, AQUI e AQUI!

Fontes de imagem e texto: Wiki D-addictsKorean Historical DramasDrama Wikia

avatar
About Mariana

Estudante universitária de História, se especializando em História da Ásia. Apaixonada pela cultura Asiática em geral, ama dramas asiáticos, músicas, show de variedades, além de mangás, jogos e animes, principalmente do Studio Ghibli. Um dia acredita que sobre tempo para curtir tudo isso e comece seu tour pela Ásia a partir da Coreia!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.