movimento Primeiro de Março

Imagem: http://indianexpress.com/

O Movimento Primeiro de Março, ou Movimento Samil (que literalmente significa “Três-Um” –  Movimento 3.1) foi uma das primeiras demonstrações públicas da resistência coreana durante a ocupação japonesa. 

O movimento Primeiro de Março é também conhecido como Demonstrações Manse (만세). Foi inspirado no discurso do Presidente Woodrow Wilson, feito na Conferência de Paz de Paris em janeiro de 1919. Onde afirmava: nações têm o direito de escolher livremente a sua soberania e estatuto político internacional sem coerção externa ou de qualquer interferência externa.

O movimento começou com a promulgação da Declaração da Independência e sua leitura pública no Pagoda Park (Seul) em 1 de Março de 1919. A um sinal pré-estabelecido, a declaração também foi lida publicamente em mais de 1.500 lugares por toda Coreia. Após a leitura pública da declaração, a multidão marchou pelas ruas gritando “Viva a independência da Coreia! (Manse – 만세)”. Gradualmente, as manifestações pela independência se espalharam para o interior e eventualmente por todo o país.

O Movimento Primeiro de Março resultou em uma grande mudança na política imperial em relação à Coreia. O Governador-General Hasegawa Yoshimichi aceitou a responsabilidade pela perda do controle e foi substituído por Saito Makoto. Alguns dos aspectos do domínio japonês considerados mais desagradáveis aos coreanos foram removidos. A polícia militar foi substituída por uma força civil.  Uma liberdade de imprensa limitada foi permitida sob o que foi chamado de ‘política cultural’. As mulheres também encontraram novas oportunidades após o movimento para expressar suas opiniões pela primeira vez na Coreia.

Em reconhecimento à importância histórica do Samil Chul no dia 1 de Março de 1949, a data foi declarada como feriado nacional.

Apesar deter  declarada sua independência, a Coreia só se libertou da ocupação japonesa no dia 15 de agosto de 1945. Feriado este que se chama Gwangbok.

Fonte: Bom dia Seul, Wikipedia 

Primeira publicação: 01/03/2015

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

One Response to Movimento Primeiro de Março, um dos mais importantes feriados nacionais da Coreia
  1. avatar

    Olá Jéssica!
    Obrigada pela matéria!

    Quanto a esse fato, existe filmes que retratem esse dia!?


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: