100 Anos do Movimento Primeiro de Março

100 Anos do Movimento Primeiro de Março – Logotipo e Slogan

O ano de 2019 coroa uma série de eventos importantes para a história da República da Coreia. Dentre eles, os 100 Anos do Movimento Primeiro de Março, movimento pela independência da Coreia frente a colonização japonesa. O país segue em espírito de celebração, com eventos e ações em vista do centenário. As reverberações já chegam ao Brasil, que promoverá uma série de eventos homenageando a data.

Nove anos após o governo japonês ter colonizado a Coreia, em 08 de fevereiro de 1919, cerca de 600 estudantes coreanos escreveram uma declaração de independência. Que foi portanto, entregue em diversas embaixadas, à midia japonesa e ao governo geral do Japão na Coreia. Tal declaração se constituiu como uma das primeiras ações pelo movimento de independência da Coreia. Em 1º de Março do mesmo ano, 33 líderes divulgaram a “Proclamação da Independência” e iniciaram movimentos por todo o país. O BrazilKorea já remontou esse percurso histórico e você pode conferir AQUI!

100 Anos do Movimento Primeiro de Março se completam em 2019. Para a ocasião, a Comissão Presidencial do evento convidou o rapper BewhY para assumir o título de Embaixador de Relações Públicas da campanha do centenário. Que em memória da data compôs uma canção intitulada “나의 땅”, também conhecida como “Minha Terra”:

Por toda a Coreia eventos em homenagem ao Movimento Primeiro de Março serão celebrados. Em outros 179 países, a data também será homenageada através de performances artísticas, exposições e cerimônias. No Brasil, ações promovidas pela Associação Cultural Coreana, Centro Cultural Coreano e Consulado da Coreia também homenagearão os 100 Anos do Movimento Primeiro de Março. Veja alguns dos eventos previstos:

EXPOSIÇÃO “LIBERDADE E PAZ: PRIMAVERA, ESTRELA E SILVESTRE” E PALESTRA

Data: 28/02
Local: Centro Cultural Coreano do Brasil
Programação: Abertura da exposição e palestra sobre o movimento de primeiro de março ministrada pela Profa. Dra. Yun Jung Im, da Universidade de São Paulo
Organização: Centro Cultural Coreano do Brasil

ARIRANG CARNAVAL

Data: 01/03
Local: Praça Coronel Fernando Prestes
Horário: 17-21h
Programação: Apresentações culturais, exposições, flash-mob de K-dance, workshop de pintura e caligrafia coreana e outras atividades.
Organização: Centro Cultural Coreano do Brasil e Associação Cultural Coreana do Brasil

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS MOVIMENTO 3.1

Data: 03/07
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro)
Horário: 16h
Organização: Consulado da Coreia e Associação Brasileira dos Coreanos

HOMENAGEM AOS 100 ANOS DO MOVIMENTO 3.1

Data: 03/07
Local: Rua Nair de Teffé, 35 – Bom Retiro
Horário: A partir das 17h
Programação: Jantar, Cerimônia de aniversário do centenário e Palestra
Organização: Consulado da Coreia e Associação Brasileira dos Coreanos

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Cientista Social pela Universidade de Brasília, Repórter Honorária pelo Centro Cultural Coreano do Brasil e Co-Fundadora do Maūm Ūmsik. Em constante estudo pela compreensão das coreanidades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: