conheça algumas superstições sul coreanas são de arrepiar, assombrar, cegar e muito mais!

Reprodução: Internet

Mesmo que você não seja supersticioso ou acredite em crendices, conheça algumas superstições sul coreanas são de arrepiar, assombrar, cegar e muito mais!

Toda cultura possui lendas urbanas ou superstições únicas. Algumas fazem sentido quando colocadas em um contexto histórico, mas muitas, apenas parecem fatos incomuns. Veja algumas superstições sul coreanas.

Esteja você visitando ou planejando ficar na Coreia, é importante conhecer algumas (미신) superstições sul coreanas que encontrará por lá. Nós já temos um post sobre esse tema aqui, mas que tal conhecer mais dez superstições incomuns que talvez você nunca tenha ouvido falar e algumas que são semelhantes as nossas, mas cabe a você decidir se acreditará nelas ou não!

1- Não corte as unhas à noite

Ou ratos irão comer os cortes quando estiver dormindo, transformando-se em um ser humano e tomando sua forma ou roubando sua alma.

2- Assobiar à noite

Os mais velhos dizem que existe uma superstição de que assobiar à noite devia ser proibido, pois assim mantem os fantasmas e as cobras longe das casas. Entretanto cantar de noite, não é problema algum. Na verdade, cantarolar quando passa por um cemitério irá protegê-lo desses mesmos fantasmas e entidades negativas. Então aconselhamos não assoviar a introdução de DNA do BTS.

3.1 – Espíritos malignos te seguem quando você se muda                                

Acredita-se que durante o processo de mudança de uma casa para outra, espíritos malignos podem te seguir. Você sabia que existe até um calendário que mostra os dias em que há ou não espíritos malignos presentes? Até hoje, é comum algumas empresas de mudança avisarem os clientes acerca dos dias maus.

3.2 – Limpar o apartamento quando se muda

Para alguns é preguiça já para outros falta de respeito. Não é difícil ver que os coreanos não limpam a casa em que moravam antes de se mudar. Na verdade, é uma tradição completamente aceita pela sociedade.

Muitos coreanos acreditam que limpar a casa quando está de mudança fará que os espíritos malignos que moravam naquela casa mudem-se junto com eles para a nova casa. Deixar a casa suja é um troque que “engana” os espíritos ruins, fazendo-os pensar que os inquilinos não foram embora.

No entanto, atualmente a maioria dessas pessoas apenas tornaram isso um hábito ou uma tradição, ao invés de continuarem a acreditar nos espíritos.

4 – Nunca pule sobre um bebê

Além das preocupações óbvias de segurança ao pular sobre uma criança, acredita-se que saltar sobre um bebê irá impedi-los de crescer.

5 –  Borboletas que cegam

Não é difícil ouvir por aí que tocar os olhos após tocar em uma borboleta cega. Essa superstição coreana não é tão popular quanto as outras já ditas aqui, mas existe há séculos e muitos coreanos creem nela.

6 – Sacudir as pernas

Todos nós fazemos, fica balançando as pernas, seja porque você está nervoso, ansioso ou hábito. Mas, você sabia que na cultura coreana o ouro e prosperidade estão nas pernas? Então pare de sacudir as pernas porque você estará ‘sacudindo’ sua sorte.

 

7 – Talheres fincados no arroz

Um tabu mais associado ao Japão, alguns coreanos também preferem evitá-lo. Em rituais funerários, os incensos são fincados na comida para simbolizar os espíritos comendo. Os Cheot-garak (젓가락) presos no arroz fazem parecer muito mais como se você estivesse oferecendo comida aos mortos.

 

8 – Caminho do término

Antigamente, o caminho de Deoksugung era percorrido por casais que estavam indo para pedir divórcio a corte de Seul. Por conta disso, criou-se uma superstição de que todo casal que andar por este caminho irá se separar em algum momento.

Por via das dúvidas, é melhor evitar este caminho quando estiver com alguém especial.

9 – Sonhe com alguém morrendo!

Por mais entranho que possa parecer, sonhar com alguém morrendo realmente significa sorte ou coisas boas vindo no futuro para essa pessoa!

10 – Comida bonita, crianças bonitas 

Alguns coreanos supersticiosos acreditam que a aparência de sua comida contribui para a aparência de seus filhos.

11 – Não tenha um espelho na frente da porta

O espelho em diversas culturas é sinônimo de má sorte, e a Coreia do Sul não está fora dessa. Os coreanos evitam deixar um espelho diretamente na frente de uma porta, pois isso vai desviar a boa sorte de entrar.

12 – Ver um carro funerário pela manhã lhe dará má sorte para o dia

Ao ver um carro funerário logo pela manhã, o seu dia será resumo em má sorte.

Mesmo que você não seja supersticioso ou acredite em tudo o que foi escrito aqui, evitar tabus e conhecer às superstições de um país será considerado um gesto de respeito e sensibilidade a cultura.

O que achou de conhecer algumas superstições sul coreanas? Já conhecia alguma delas?

Fontes: Koreaboo, Soompi, 10 Magazine e All Kpop

*Imagens retiradas da internet

avatar
About Jéssica Lisboa

2 Responses to Conheça as superstições coreanas que matam, cegam e assombram
  1. avatar

    Faltou falar que na coreia no se escreve o nome de uma pessoa com caneta vermelha, somente azul , vermelha e para os mortos.


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: