A 12ª edição dos jogos paralímpicos de inverno inicia-se neste dia 09 de março em Pyeongchang. Saiba mais sobre o evento que celebra a inclusão e superação no esporte mundial.
A paralimpíada de Inverno ocorrerá entre os dias 10 e 18 de março, sendo a cerimônia de abertura do dia 09. Utilizando as instalações onde foram realizadas as Olimpíadas 2018, contará com 80 eventos esportivos disputados em 6 esportes paralímpicos. A novidade é o desmembramento do snowboarding do esqui alpino. Com isso, oito novos eventos foram adicionados ao esporte.
Esportes da Paralimpíada PyeongChang 2018:
Biatlo (12 modalidades)
Curling em cadeira de rodas (1 modalidade)
Esqui alpino (30 modalidades)
Esqui cross-country (20 modalidades)
Hóquei sobre trenó (1 modalidade)
Snowboard (10 modalidades)
Está confirmada a participação de 24 países, inclusive da Coreia do Norte. A delegação brasileira é composta de 3 atletas. Aline Rocha e Cristian Ribera competirão no esqui cross-country e Andre Cintra no snowboard. Será a segunda participação de atletas brasileiros em uma paralimpíada de inverno, a primeira aconteceu em Sochi (Russia) em 2014. Aline Rocha é a primeira atleta paralímpica brasileira, na edição anterior, somente atletas homens participaram da competição. A estreia brasileira nos Jogos será com a dupla do esqui cross-country, na noite do dia 10 (horário de Brasília). Já o snowboarder Andre Cintra compete em sua primeira prova no dia 11, também no período noturno (horário de Brasília). No total, os representantes brasileiros disputarão medalhas em 10 ocasiões.
A Coreia do Sul participa da paralimpíada desde 1992 e já ganhou 2 medalhas, sendo a última em Vancouver 2010. Os coreanos participarão nos 6 esportes da competição com 36 atletas.
Serão utilizadas todas as instalações onde foram realizadas as Olimpíadas de Inverno. Acesse AQUI a matéria do BrazilKorea sobre o assunto.
Nenhum canal brasileiro, seja na TV aberta ou a satélite transmitirá as competições. Porém é possivel acompanhá-las ao vivo pelo site da organização do evento Paralympic.org, clicando AQUI, e pelo canal do YouTube do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês).
Fontes: Esporte – iG, Wikipedia¹ e Torcedores