A Coreia possui vários tipos de instrumentos musicais tradicionais, instrumentos de corda, de sopro, idiofones, membranofones, entre vários outros. Neste post serão apresentados os instrumentos aerofones ou de sopro.
1. Daegum(대금)
O Daegum é uma flauta transversal larga feita de bambu que é muito usada na música tradicional coreana. Este instrumento possui uma membrana especial que o dá um timbre específico. Ele é usado em músicas folclóricas, contemporâneas, nas populares, bem como em cenas de filmes e dramas mais históricos. Existem flautas menores que são da mesma família do Daegum, são elas: Junggeum (중금) e Sogeum (소금). As três juntas são conhecidas como Samjuk (삼죽), que significa “três bambus”. No drama Faith o ator Sung Hoon tocou o intrumento.
2.Piri (피리)
Piri é uma flauta cilíndrica feita de bambu usada na música tradicional coreana. O instrumento possui oito”furos” sendo 7 na frente e 1 atrás. Estas características fazem com que o som produzido por ele seja mais suave. Existem 4 tipos de piri são elas: Hyang piri (향피리), Se piri (세피리), Dang Piri (당피리) e Dae Piri (대피리). Cada uma delas é usada em diferentes contextos, a Hyang Piri é a mais longa e mais comum das quatro, ela possui um som alto e nasal. A Se Piri é a menor e fina de todas, por causa disto ela tem um som mais “quieto” e é usada com vozes ou instrumentos mais suaves. A Dang Piri é a mais larga das quatro e a versão mais “moderna” de Piri, por suas características se assemelha bastante com o instrumento chinês “Guanzi”.
3.Danso (단소)
Danso é uma flauta vertical de aproximadamente 40 centímetros que é tradicionalmente feita de bambu. A partir do século vinte a flauta começou a ser feita de plástico. Ela possui “5 furos”, 4 na frente e 1 atrás e possui um som claro , suave e elegante. Ele é derivado do instrumento chinês “Xiao” e normalmente ele é usado como acompanhamento.
4.Tungso (퉁소 ou 통소)
O Tungso tem características similares ao Danso, mas é mais longo e largo. Ao contrários das flautas verticais o Tungso possui uma membrana que produz um tipo de som parecido ao da flauta transversal. O instrumento tem origem chinesa e foi introduzido na Coreia na dinastia Goryo. Ele era usado acompanhado de outros instrumentos de origem chinesa, mas a partir da dinastia Joseon ele passou a ser usado com instrumentos coreanos, e hoje é usado frequentemente sem o acompanhamento de outros instrumentos.
5.Taepyeongso (태평소)
O Taepyeonso ou Hojok (호적) é uma flauta de aproximadamente 40 centímetros com o corpo feito de madeira e a ponta feita de um metal. O instrumento tem origem incerta, mas acredita-se que ele veio da Ásia Central e tenha sido introduzido na Coreia na dinastia Goryo. Ele produz um som forte e penetrante que faz com que seu uso seja limitado a musica tradicional coreana e desfiles.
Fontes: HanStyle, Wikipedia (1)(2)(3)(4)(5), Tradicional Korea Music