brazilkorea - instrumentos de sopro

Imagem: http://blog.joins.com/


A Coreia possui vários tipos de instrumentos musicais tradicionais, instrumentos de corda, de sopro, idiofones, membranofones, entre vários outros. Neste post serão apresentados os instrumentos aerofones ou de sopro.

1. Daegum(대금)

brazilkorea - daegum

Imagem: www.k-popculture.com

O Daegum é uma flauta transversal larga feita de bambu que é muito usada na música tradicional coreana. Este instrumento possui uma membrana especial que o dá um timbre específico. Ele é usado em músicas folclóricas, contemporâneas, nas populares, bem como em cenas de filmes e dramas mais históricos. Existem flautas menores que são da mesma família do Daegum, são elas: Junggeum (중금) e Sogeum (소금). As três juntas são conhecidas como Samjuk (삼죽), que significa “três bambus”. No drama Faith o ator Sung Hoon tocou o intrumento.

2.Piri (피리)

A25.TIF

Imagem: http://www.thrillme.co.kr/

Piri é uma flauta cilíndrica feita de bambu usada na música tradicional coreana. O instrumento possui oito”furos” sendo 7 na frente e 1 atrás. Estas características fazem com que o som produzido por ele seja mais suave. Existem 4 tipos de piri são elas:  Hyang piri (향피리), Se piri (세피리), Dang Piri (당피리) e Dae Piri (대피리). Cada uma delas é usada em diferentes contextos, a Hyang Piri é a mais longa e mais comum das quatro, ela possui um som alto e nasal. A Se Piri é a menor e fina de todas, por causa disto ela tem um som mais “quieto” e é usada com vozes ou instrumentos mais suaves. A Dang Piri é a mais larga das quatro e a versão mais “moderna” de Piri, por suas características  se assemelha bastante com o instrumento chinês “Guanzi”.

3.Danso (단소)

brazilkorea - danso

Imagem: http://image.postin.kr

Danso é uma flauta vertical de aproximadamente 40 centímetros que é tradicionalmente feita de bambu.  A  partir do século vinte a flauta começou a ser feita de plástico. Ela  possui “5 furos”, 4 na frente e 1 atrás e possui um som claro , suave e elegante. Ele é derivado do instrumento chinês “Xiao” e normalmente ele é usado como acompanhamento.

4.Tungso (퉁소 ou 통소)

brazilkorea - tungso

Imagem: http://i.ebayimg.com/

O Tungso tem características similares ao Danso, mas é mais longo e largo. Ao contrários das flautas verticais o Tungso possui uma membrana que produz um tipo de som parecido ao da flauta transversal. O instrumento tem origem chinesa e foi introduzido na Coreia na dinastia Goryo. Ele era usado acompanhado de outros instrumentos de origem chinesa, mas a partir da dinastia Joseon ele passou a ser usado com instrumentos coreanos, e hoje é usado frequentemente sem o acompanhamento de outros instrumentos.

5.Taepyeongso (태평소)

A26.TIF

Imagem: http://www.thrillme.co.kr/

O Taepyeonso ou Hojok (호적) é uma flauta de aproximadamente 40 centímetros com o corpo feito de madeira e a ponta feita de um metal. O instrumento tem origem incerta, mas acredita-se que ele veio da Ásia Central e tenha sido introduzido na Coreia na dinastia Goryo. Ele produz um som forte e penetrante que faz com que seu uso seja limitado a musica tradicional coreana e desfiles.

Fontes: HanStyle, Wikipedia (1)(2)(3)(4)(5), Tradicional Korea Music

avatar
About Laryssa Miranda

Editora de Conteúdo (Brasília) - Estudante de Relações Internacionais (UnB). Apaixonada por línguas estrangeiras, doramas e variety shows. No futuro pretende escrever sobre relações bilaterais entre o Brasil e a Coreia do Sul.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: