Museus Móveis

Museus Móveis / Imagem: Korea Herald

Um das atrações coreanas presentes nos Jogos Asiáticos, que acontece em Jakarta, são três peças com vários objetos museológicos em exposição. Após a Indonésia, Os Museus Móveis desembarcam no Hallyu Expo, em São Paulo, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro.

Os Jogos Asiáticos ocorrem a cada quatro anos. Este ano a sede é Jakarta, na Indonésia, e as competições acontecem  entre 18 de agosto e 2 de setembro. Como é costume em jogos, vários países aproveitam para divulgar seus bens culturais e turísticos. Foi assim no Rio 2016, onde o público pode visitar os pavilhões de diversas nações.

O National Folk Museum of Korea – Museu Nacional do Folclore da Coreia levou para os Jogos Asiáticos o seu Museu Móvel. Também chamados de “caixas de cultura coreana”, os Museus Móveis contêm vários itens tradicionais da Coreia e estão sendo implantados em um esforço para promover a cultura popular tradicional do país. Ao todo, eles exibirão 153 itens representando 88 categorias.

Após os jogos, os museus móveis serão apresentados nos centros culturais coreanos localizados no Brasil, na Hungria e no Vietnã. Eles terão uma presença no 2ª edição da Hallyu Expo, que acontecerá nos dias 15 e 16 setembro em São Paulo, bem como em um festival cultural em Budapeste, agendado para 22 de setembro.

O museu também planeja enviar as caixas móveis para outros festivais e conferências internacionais no exterior.

Cada caixa segue um dos quatro temas: “Sarangbang”, “Anbang”, “Hanbok” ou “Annyeong”.

A caixa “Sarangbang” apresentam itens que teriam sido encontrados na sala de um estudioso tradicional, como: pincéis, um bastão de tinta, uma mesa, tela dobrável. A caixa “Anbang” contém objetos que teriam sido encontrados nos aposentos das mulheres: Acessórios para  costura, um suporte de espelho, grampos de cabelo, bordados e muitos outros.

Na caixa “Hanbok”, os visitantes encontrarão roupas tradicionais e chapéus que podem ser experimentadas.A última delas é uma caixa multimídia, a chamada “Annyeong”, que mostra o idioma e a história da Coreia.

Fique ligado no BrazilKorea para todas as informações sobre o Hallyu Expo! Tem muita novidade por aí!

Fonte: Korea Herald

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

One Response to Museus Móveis estarão no Hallyu Expo 2018
  1. avatar

    Ansiosa pela próxima Expo Hallyu, mas como a data foi adiantada não sei se poderei ir nos dois dias.


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: