MBAs para alunos estrangeiros na Coreia do Sul

Imagem MBAs : Reprodução

Os Masters Business in Administration (MBA) também são prestigiados na Coreia do Sul. Determinadas instituições sul-coreanas têm oferecido MBAs para alunos estrangeiros que visam atuar no país ou no continente asiático, lar de empresas com alcance mundial.

Ao longo dos últimos anos, o número de alunos estrangeiros em universidades coreanas tem aumentando gradativamente. Ciente, disso, inúmeras universidades do país têm oferecido cursos ministrados em inglês. Entre estes cursos, também pode ser encontrados os Masters Business Administration, os famosos MBAs*. Abaixo confere-se alguns dos MBAs mais famosos ministrados por instituições sul-coreanas. Os cursos são oferecidos na língua inglesa e são direcionados, sobretudo, a estudantes estrangeiros.

 

Seoul National University Graduate School of Business

A Universidade Nacional de Seul (SNU), que atualmente possui o primeiro lugar entre as prestigiadas universidades “SKY” na Coreia do Sul oferece dois de seus três programas de MBA em inglês: o Global MBA Program e o SNU MBA Program.

Os MBAs oferecidos para alunos estrangeiros visam poupar tempo e dinheiro aos alunos, sendo um programa de MBA em tempo integral com duração de 16 meses. Além disto, os alunos têm a oportunidade de aprender com professores convidados de universidades como MIT e a Universidade de Columbia. Destaca-se que os alunos do Global MBA Program também têm a opção de obter um diploma duplo em Management Studies na Duke University, nos EUA.

Assim SNU é uma universidade que visa oferecer um MBA circunscrito por fortes fundamentos de gestão. Por ser uma universidade prestigiada na Coreia, os graduandos geralmente passam a trabalhar em grandes corporações no país e em todo o mundo.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Ewha School of Business

O programa de MBA da Ewha possui um diferencial: foca na abordagem da gestão de negócios do ponto de vista feminino. Tal fato classifica o MBA da Ewha como o melhor programa de MBA Internacional para mulheres na Ásia. Assim, a universidade tem se esforçado para desenvolver a próxima geração de mulheres líderes.

Destaca-se que há um programa de MBA em tempo integral: o Ewha MBA. Tanto as  recém-formados quanto as mulheres no mundo corporativo são incentivados a se inscrever. O MBA Ewha promete impulsionar a vantagem competitiva de alunas que possuem empresas ou start ups em operação no mercado.

O MBA oferecido valoriza o equilíbrio entre teoria e experiência prática em seu currículo, de modo que os alunos recebem palestras de CEOs corporativos, participam de estudos de campo e também de viagens de estudo durante todo o programa.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

KAIST College of Business

KAIST oferece cursos para aqueles que visam obter conhecimento de negócios para posteriormente seguir uma carreira na ciência ou em indústrias de TI. Além disso, a KAIST também começou a oferecer programas especializados de MBA. As escolhas populares incluem o Programa de MBA de Informação e Mídia e o Programa de MBA em Empreendedorismo Social.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Yonsei School of Business

O MBA oferecido pela Universidade Yonsei é famoso por dois motivos: ficou em primeiro lugar na Coreia pela The Economist por quatro anos consecutivos; e foi classificado como um dos “100 Melhores Programas Globais de MBA” na lista anual da The Economist .

Ressalta-se que a Yonsei oferece 4 opções de MBA,  mas somente o Programa Global de MBA é ministrado em inglês. Este MBA é um programa altamente seletivo, pois permite a entrada de apenas 65 novos alunos por ano. Por ser intensivo possui a duração de 18 meses.

Destaca-se também que, a Yonsei permite a seleção de disciplinas eletivas, de modo que, os estudantes podem adaptar seus estudos para atender aos seus interesses específicos. Como por exemplo, o foco em modelos de negócios asiáticos, se o estudante visa uma carreira na Coreia ou em outras partes da Ásia depois de se formar. Além disso, a universidade também fornece aos alunos um coaching de carreira individual para prepará-los para uma colocação profissional bem-sucedida após a formatura.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Sungkyunkwan University Graduate School of Business

A Escola de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Sungkyunkwan (SKK-GSB em inglês) lançou seu programa de MBA em tempo integral em 2004. Desde 2012,  a universidade teve seu programa em MBA classificado como o programa número 1 de MBA na Coreia pelo Financial Times . Adicionalmente, a Sungkyunkwan agora abriga estudantes e membros do corpo docente de mais de 57 países, tornando o MBA extremamente diversificado e globalizado.

São oferecidos pela universidade três programas de MBA: Full-Time, Professional e Executive. Para quem procura um programa de MBA em meio período, os oferecidos pela universidade são uma opção perfeita. Destaca-se ainda que os MBAs valorizam fortemente a importância dos fundamentos de gestão de negócios.

A unicidade dos MBAs da universidade se encontra no fato de haver o incentivo pela construção de projetos que possam ajudar no desenvolvimento de países com economias em desenvolvimento. Além disso, os alunos do SKK-GSB também têm a oportunidade de estudar no exterior por períodos prolongados e, em alguns casos, obter diplomas duplos no exterior.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

___________

Ressalta-se que as universidades listadas acima, se dedicam a ajudar os alunos a se tornarem profissionais de negócios completos, fornecendo as habilidades e conhecimentos necessários para fazer negócios não somente na Ásia, mas em todos os continentes, e oferecem alguns dos melhores programas de MBA do país e do mundo.  Contudo, vale destacar que os MBAs citados são apenas algumas das muitas opções existentes no país.

O prazo para se candidatar a programas de MBA na Coreia geralmente compreendem os meses de março e setembro de cada ano. No entanto, as datas podem variar de acordo com a universidade escolhida.

*MBA ou Master Business in Administration significa um título focado no mercado profissional. Aqueles que possuem MBA são profissionais com mestrado focado em atuação prática profissional de alto nível e não com foco em pesquisa acadêmica. São considerados mestrados profissionais e são prestigiados em muitos países como Estados Unidos e Coreia do Sul.

Fontes: 10 Mag, MBA Studies e Brazil Korea

 

Editora de conteúdo: Lohanne Oliveira

avatar
About Editores BrazilKorea

Algumas vezes nossos editores trabalham em conjunto. Os autores estão referenciados no fim do texto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: