Conforme informamos anteriormente (leia AQUI), o Governo Metropolitano de Seul estava trabalhando para escolher o novo slogan da cidade e, entre as três opções finalistas, a escolhida foi o slogan I.Seoul.U
Desde 2002 o Governo Metropolitano de Seul vêm divulgando a cidade para o mundo, utilizando um slogan próprio e com significados específicos, pensadas dentro das propostas. I.Seoul.U é a 5ª marca utilizada pelo Governo de Seul e, segundo informações da votação, o slogan transmite a mensagem de que Seul é uma cidade de coexistência, ideia compreendida pelo posicionamento de “Seoul” entre “I” (eu) e “U” (você).
Ela foi selecionada entre as mais de 16 mil sugestões enviadas durante o evento Seoul Brand Idea Contest, juntamente com outras duas finalistas, “Seoulmate” e “SEOULing”, sendo “coexistência, paixão e relaxamento” o tema proposto.
A votação para a escolha do slogan vencedor consistiu em duas partes. Na primeira parte, o público em geral poderia votar em seu preferido em uma votação online ocorreu dia 26 de outubro. Na segunda parte, a votação ficou nas mãos dos participantes do evento “Meeting of 1000 citizens”, que aconteceu no dia 28, contando com a participação de 9 especialistas e 1.140 pessoas que se inscreveram para integrar o evento. Segundo Seo Kyung Duk, professor da Universidade de Mulheres Sunshing e um dos especialistas que integraram o evento: “Foi muito significativo que os cidadãos de Seul participassem de todo o processo de escolha do novo slogan“.
Apesar de o “Seoulmate” ter ganhado na votação online, a somatória final deu a vitória para o slogan I.Seoul.U, com uma margem de apenas 232 votos de diferença. De agora em diante, todos os planos de marketing da cidade de Seul irão incorporar o novo slogan, que foi escolhido de uma forma democrática e que contou com a participação ativa dos cidadãos coreanos e internacionais.
Lembrando que duas editoras do BrazilKorea fazem parte do Seoul Friends, um grupo criado com a finalidade divulgar a cidade de Seul em nível internacional, desempenhando um papel vital na propagação da nova marca da cidade, através de esforços dos membros participantes. Por isso fiquem ligados no BrazilKorea para mais informações sobre a cidade de Seul.
Fontes: Korea Times, Seoul ¹