honjok

Imagem: Guian Bolisay – Flickr

Enquanto no Ocidente levar uma vida prazerosa fazendo atividades sozinho é totalmente comum, na Coreia este hábito é novo e é conhecido como Honjok – 혼족.

Várias mudanças culturais e comportamentais ocorreram nas ultimas décadas na Coreia. Dentre elas a globalização e internacionalização do país. A Coreia foi ao longo de sua historia, uma civilização orientada para práticas sociais grupais. A ênfase em comer em família ou em grupos de amigos aparece em vários restaurantes. Em muitos nem  há possibilidade de pedir um prato individual. Ao contrario da cultura ocidental onde realizar atividades sozinho não chama atenção, na Asia esta prática passou a ser popular nos últimos 10 anos.

Conforme a pesquisa realizada em 2015, 25% da população coreana reside sozinha. Este número refere-se a pessoas de várias idades. A tendencia a morar sozinho, comer sozinho e realizar atividades sem a companhia de outras pessoas na Coreia é chamado de Honjok – 혼족.

Existem vários tipos de Honjok. Honbap, que é o ato de realizar refeições sozinho. Honsul, sair para beber sozinho em bares e o Honnol que se define como realizar atividades ao ar livre e hobbies sozinho.

O termo é abrangente e criou um mercado para atender as pessoas passaram a realizar atividades sozinhas. De restaurantes a norebangs é possivel encontrar locais em Seul onde estar sozinho e se divertir. Inclusive programas de TV estão abordando o assunto como o reality show da emissora MBC – I live alone.

O mercado voltado para atender as pessoas sozinhas tem sido ampliado, e hoje até os turistas conseguem se divertir estando sem acompanhantes ou grupos. Neste aspecto Seul é considerada uma das mais seguras do mundo para visitantes estrangeiros.

Não perca tempo. Se é por falta de companhia isto não deve ser um empecilho para sua viagem a Coreia! Aproveita para usufruir do Honjok.

Fontes: wikipedia e vogue

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *