Grupo parlamentar Brasil Coreia

Fonte: https://goo.gl/rzUAQr

No mês de maio foi aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Coreia do Sul que tem a intenção de estreitar e desenvolver as relações bilaterais entre os países.

O que são Grupos Parlamentares?

“Os Grupos Parlamentares são criados sem ônus para a Câmara dos Deputados a fim de fortalecer as relações interparlamentares entre o Congresso brasileiro e o parlamento de um país estrangeiro.” Site do Senado

Nos dias de hoje, o Brasil possui uma grande quantidade de Grupos Parlamentares com os mais diversos países. Tudo isso para intensificar o debate de temas comuns e a cooperação entre parlamentos. O Grupo Parlamentar visa fortalecer os Poderes Legislativos dos países envolvidos.

Esse novo grupo será integrado por membros do Congresso Nacional brasileiro. A cooperação se dará por meio de: congressos, seminários, visitas parlamentares, simpósios, debates, conferencias, e intercâmbio de experiências, políticas e culturais.  Essa cooperação antecipa publicações periódicas sobre o desenvolvimento da relação bilateral.

O que é uma Relação Bilateral?

Na política, uma relação bilateral é: relação entre dois países que promovem o desenvolvimento mútuo e a cooperação. A partir disso, é visto que o Brasil é o maior parceiro comercial da Coreia do Sul na América Latina.  A Coreia do Sul, por sua vez, é o terceiro parceiro do Brasil na Ásia e o sétimo no mundo.

Essa forma de cooperação significa um maior investimento em tecnologia, por parte do Brasil. Tecnologias da informação e das comunicações, nanotecnologia, e biotecnologia são áreas não muito desenvolvidas pelo Brasil.

Além da questão econômica, há a questão cultural. A comunidade sul coreana no Brasil é expressiva e influente, sendo que está predominantemente localizada em São Paulo. O Senador Flexa Ribeiro recebeu o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Lee Jeong Gwan para discutir algumas questões do novo grupo.

A nova aproximação das duas nações se espera que se resulte em uma maior relação diplomática e em muitos frutos prósperos.

Para saber mais: Senado.

Fontes: Senado Federal, JusBrasil

avatar
About Lia Carvalho Kesselring

Editora de conteúdo (Brasília) – Futura Internacionalista, mineira germânica candanga. Gosta de 4Minute (K-pop) à Mozart, de Personnal Taste (k-drama) à Game of Thrones, e de Bulogi (churrasco coreano) à Queijo com Doce de Leite.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: