futebol americano na coreiaUm dos esportes mais populares do mundo também tem competições e times na Coreia. Conheça a Liga de Futebol Americano na Coreia e como este esporte tem se desenvolvido no país.

Quem está imerso na cultura coreana sabe que o Beisebol é o esporte mais praticado no país, mas se engana quem acha que ele é o único. Outras modalidades como o futebol, vôlei e basquete também estão entre as mais praticadas. Além destas, ainda pouco conhecido está o futebol americano, presente oficialmente na Coreia há cerca de 20 anos.

Apesar disso, a história do futebol americano no país, é originária de 1945, ano da libertação da colonização japonesa. No ano seguinte, foi criada a primeira associação para o esporte e em 1978 renomeada como KAFA (Korea American Football Association). Como um órgão representativo do futebol americano desenvolvido na Coreia, hoje tem conquistado espaço na Federação Internacional de Futebol (IFAF), além da classificação na Copa do Mundo.

Na Coreia, o futebol americano possui ligas divididas entre equipes universitárias e sênior (KNFL). A KNFL, liga com equipes sênior, foi formada em 2015 com sete equipes divididas em duas: 북부 리그 (Divisão Norte) e 남부 리그 (Divisão Sul). As duas melhores equipes se classificavam e jogavam uma espécie de playoffs de semi-finais. As duas equipes vencedoras se enfrentavam no Gwanggaeto Bowl. O vencedor da KNFL jogava então com a equipe vencedora da Liga Universitária no chamado Kimchi Bowl, o equivalente ao Rice Bowl do Japão.

A partir de 2016, o torneio mudou de formato e agora cada uma das sete equipes jogam entre si. E as duas melhores equipes se enfrentam no Gwanggaeto Bowl.

TIMES DA KNFL
Seoul Golden Eagles
Seoul Carnivores (Sponsor: Seoul University OB)
Seoul Vikings
Daegu Phoenix
Samsung Geoje Blue Storm
Busan Gryphons
KS Bluegons (Sponsor: KyungSung University OB)

CAMPEONATOS 
Há 3 finais de campeonatos importantes na Coreia, o Tiger Bowl, que determina o campeão da Liga Universitária, o Gwanggaeto Bowl determinando o campeão da Liga Senior. E o Kimchi Bowl, que coloca o campeão de cada Bowl anterior contra si. Em 2016, o time campeão do Kimchi Bowl  foi o DongEui University (Turtle Fighters).

Apesar do futebol americano não ser o mais famoso ou mais praticado da Coreia, destaca-se a presença do kicker  Younghoe Koo. Chutador de 23 anos e 1,75cm de altura, ele nunca jogou em seu país de origem e iniciou sua carreira do futebol americano universitário. Young Hoe que é o quarto jogador coreano a participar da NFL, já jogou pelo Los Angeles Chargers e atualmente se encontra sem clube.

Fontes: Wikipedia , Wikiwand, IFAF, KAFAAmericanfootballinternational

avatar
About Murilo Machado

One Response to Futebol Americano na Coreia do Sul – Esporte em ascenção
  1. avatar

    Nossa que coincidencia eu estou com um vídeo prontinho para postar falando sobre futebol americano aqui no Brasil mais especificamente em Guaratinguetá.
    Adorei a matéria.
    Canal da Omma


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: