Festival República da Coreia

Festival República da Coreia | Imagem: Reprodução

Para os amantes da cultura coreana e para aqueles que estão começando a conhecer a famosa Coreia do Sul, o evento Festival República da Coreia (FRC)  foi a semana mais empolgante do mês. O BrazilKorea, com o intuito de facilitar o acesso de todas essas informações valiosas pelos amantes da cultura divulga os melhores momentos aqui!

O Festival República da Coreia aconteceu dos dias 20 a 24 de julho e o BrazilKorea fez a cobertura nas redes sociais (Twitter e Instagram) e um resumão lá no canal do Youtube

Educação – Embaixador

No primeiro dia do Festival (20), o Ministro Lee Jang falou sobre as medidas de combate que a Coreia do Sul tem tomado quanto ao coronavírus. Em seguida, assistimos à performance do grupo de dança contemporânea Adieu sobre o assunto. Mais tarde, o embaixador coreano no Brasil, Kim Chan Woo, falou um pouco sobre viver no Brasil e respondeu a perguntas dos internautas. Além disso, Kim recomendou sua música de K-pop favorita: Boy with Luv, do BTS.

Educação – Estudar Fora

O segundo dia foi para os mais sonhadores. Primeiramente, a Palestra do Centro Educacional Coreano de São Paulo fez uma entrevista com Bruno, que estudou engenharia na KAIST em 200. Juntamente com Eli, estudante de língua coreana na Seoul National University em 2017 e 2019. Ambos deram várias dicas de tanto como viver lá quanto aproveitar ao máximo, e algumas delas são: optar por morar em locais mais próximos da faculdade que estuda e estar envolto, totalmente, de cultura e nativos. Em seguida, uma entrevista com o Professor Aziz, diretor de Relações Internacionais da UFMG. Ele disse que, aos poucos, o Brasil vai aumentando a quantidade de estudantes que são enviados para estudar na Coreia do Sul. Boa notícia, não é?!

A gente também pôde ouvir Elton Pacheco, assessor da Embaixada e produtor do Festival República da Coreia. Ele falou sobre a bolsa de estudos Global Korea Scholarship. Ainda, salientou que é necessário que cada candidato se prepare antecipadamente para o processo. Ele respondeu várias perguntas sobre documentação e adiantou que o Edital 2021 sairá em agosto. Muito perto! Tivemos uma breve pausa e relaxamos ao som do Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o qual tocaram Arirang e outros vários clássicos. Voltamos 30 minutos depois com as experiências de Gustavo Teles como ex-GKS. O estudante, logo, diz que ter estudado para a Coreia do Sul foi algo imenso em sua história. 

Dia Cultural – Taekwondo, Cinema e Hallyu

Na quarta-feira (22), o Festival trabalhou com o Momento Taekwondo nos trouxe performances incríveis dos grupos K-Tigers, que mistura Kpop/Pop com Taekwondo, e Taekwon Alive (KTA), que traz uma peça teatral com taekwondo e uma crítica. Não esqueçam de checar essas apresentações incríveis! O Momento Hansik foi a hora perfeita para os amantes da gastronomia. Tivemos o passo-a-passo de duas receitas super tradicionais coreanas: o bibimpab e o jjimdak.

Já no Momento Hallyu, não pudemos deixar de ouvir curiosidades e informações fantásticas sobre o crescimento incessante da onda coreana no Brasil. Gustavo Balducci, repórter da Revista Capricho, compartilha como a ascensão da Coreia no Brasil afetou, positivamente, o ramo jornalístico. Já Daniela Mazur, pesquisadora pela Universidade Federal Fluminense, articulou sobre o meio acadêmico relacionado a hallyu e as diversas possibilidades de pesquisa na área. Às 15 horas, o Festival República da Coreia nos apresenta Ciro Marcondes, professor e crítico de histórias de cinema e Priscila Santos, produtora da Pandora Filmes. O bloco falava dos 100 anos de cinema coreano e nos presenteou com boas críticas quanto ao cinema coreano. Ambos concordaram que essa área da cultura vem recebendo a atenção devida e eles esperam que mais investimento seja feito nessa área.

Dia Cultural – Hanbok e Música Tradicional

O Momento Hanbok, na quinta-feira, foi o programa que iniciou o segundo dia de cultura tradicional. Nele pudemos assistir um passo-a-passo de como vestir essas vestimentas, ouvimos algumas curiosidades sobre, como cada cor tem um significado e os tipos de hanbok usados naquele tempo. Mais tarde, os Amigos da Embaixada conquistaram os telespectadores com seus vídeos sobre a História do Hangeul, cultura, gastronomia até a alta tecnologia.

O Momento Gugak veio com diversas performances de músicas e danças tradicionais coreanas, os instrumentos tradicionais foram apresentados para o público, como o gayageum e o canto lírico Chunhyangga. Também vimos a performance do grupo Jeong Ga Ak Hoe, onde tocaram, coreanos e brasileiros (CO-BRA), em harmonia, Arirang-Cálice. No fim, o grupo BewhY fez uma apresentação incrível da música Daechwita, do Suga do BTS, a qual se refere à música que era tocada quando as marchas militares e/ou o rei ao saiam do castelo.

Kpop Live Festival

O último dia foi destinado ao concurso de Kpop, o Kpop Live Festival, onde as categorias eram canto e dança. Como jurados tivemos Mi, Carlos Guerreiro, Duka Menezes e o cantor de K-pop, Spax. Os ganhadores dessa edição foram: Mariá (popularidade e dança), Alice (popularidade e dança), Rubens Song (canto). 

O Festival República da Coreia acontece todo ano nas capitais brasileiras e tem o intuito de possibilitar o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Coreia. Por fim, todos os vídeos foram disponibilizados na íntegra pela Embaixada da República da Coreia no Brasil lá no YouTube.

avatar
About Maria Elyza Macêdo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: