Humans-of-Seoul_Capa_2

Seul, é uma cidades que tem se transformado cada vez mais e onde tradição modernidade se encontram, formando um retrato diversificado. Conheça o Humans of Seoul – projeto que apresenta o cotidiano dos coreanos e o que eles pensam – nesta entrevista exclusiva feita pelo Brazilkorea.

Inspirado no projeto “Humans of New York”, desenvolvido por Brandon Stanton em 2010 cujo o objetivo era captar o cotidiano dos cidadãos novaiorquinos de uma perspectiva diferenciada, por meio de uma fotografia e um pequeno relato, em 2013 surge a versão sul coreana do projeto, que é coordenada por Seong Kyoon Jeong, editor chefe, Kihun Park, fotógrafo e diretor criativo, Christy Dockendorf, responsável pela edição em inglês dos relatos e Saehwan Kim e Yoojin (Brielle) Kim, entrevistadores permanentes.

Seong Kyoon Jeong observa que a sociedade está envolvida por uma grande onda de notícias midiáticas, e que os seres humanos estão perdendo os sentidos de quem são, onde e o que estão vivendo, e que essas relações precisam ser repensadas e observadas sob uma perspectiva diferenciada, mostrando as experiências cotidianas dos cidadãos, e o valor real por trás das mesmas.

Já são mais de 140 relatos reunidos em pouco mais de um ano. Confira a entrevista exclusiva feita pelo Brazilkorea:

Brazilkorea – Quando iniciaram o projeto?

Humans of Seoul – O Humans of Seoul, teve início em dezembro de 2013 com o editor-chefe, Seongkyoon Jeong e o diretor criativo, Kihun Park.
Um amigo de Kyoon Jeong o apresentou ao Humans of New York, o fazendo se inspirar no conceito.
Ele então apresentou o projeto à Kihun, que era seu amigo pessoal de longa data e também fotógrafo, que embarcou imediatamente na ideia. Já Christy aderiu ao projeto em fevereiro de 2014 como editor responsável pela tradução em inglês, após Seongkyoon conhecer alguns materiais em coreano produzidos por ele, pois achou que seria interessante ter um editor nativo que pudesse fazer as traduções para a língua inglesa.

Brazilkorea – Quais eram as expectativas e desafios?

Humans of Seoul – Um dos maiores desafios que tivemos no passado foi levar as pessoas a compartilhar suas histórias com estranhos. Na Coréia do Sul, não é muito comum se iniciar uma conversa com alguém que não se conhece, e a maioria das pessoas que se aproximam de outras nas ruas, tendem a ser “fanáticos religiosos” ou estão tentando lhe vender algo. Nesse sentido, entrevistar as pessoas na rua, em geral, é um desafio, não importa de que país você venha. Nas experiências pessoais que obtivemos com entrevistas às pessoas, primeiro trocam-se gentilezas e depois é que perguntamos coisas mais íntimas como quem elas são e quais as suas histórias. Mas, ainda assim, é algo difícil a se fazer sem que pareça estranho ou rude. Ao longo do tempo, embora sejamos polidos em nossas habilidades de entrevistar, nos tornamos mais confiantes quanto a se aproximar das pessoas na rua. É fácil encontrar uma pessoa que se destaque no meio da multidão e ouvir alguma história interessante por parte delas, mas há também algumas histórias surpreendentes que vêm de pessoas que você jamais teria esperado ouvir.
Além das expectativas, há muito mais trabalho para o Humans of Seoul do que o que inicialmente esperávamos. Todos os nossos entrevistadores têm empregos em tempo integral, então quando eles têm oportunidade, saem pelas ruas de Seoul e realizam o máximo de entrevistas possível. Geralmente, são cerca de cinco entrevistas realizadas em algumas horas.
No inverno é mais difícil encontrar pessoas dispostas a parar e conversar por um tempo que seja suficiente para obter uma entrevista. Em seguida, as entrevistas são transcritas e as melhores partes, extraídas. Enquanto isto, é realizada a seleção das melhores fotos. Depois, ambas (entrevistas e fotos), são enviadas à Seong Kyoon para aprovação.
Às vezes, as entrevistas são um pouco menos atrativas ou muito longas, então as editamos. Após este processo passamos para a tradução e enviamos novamente ao editor-chefe para aprovação final, onde são postadas no Facebook e no Tumblr.
Ou seja, cada post do Humans of Seoul se traduz verdadeiramente num trabalho coletivo de muitas horas.

Brazilkorea – Quais histórias mais chamaram a atenção?

Humans of Seoul – Uma das nossas histórias favoritas e uma das mais populares entre os estrangeiros que lêem nossos posts é uma entrevista com dois amigos – um rapaz e uma moça.
Ela está se escondendo atrás dele, claramente envergonhada, e ele está segurando um jacaré de pelúcia, que ele trouxe por causa de seu amor por répteis.
Mesmo que essa entrevista tenha sido postada no verão, é um dos posts mais compartilhados na nossa página do Tumblr.
No entanto, em geral, as histórias que mais gostamos continuam a ser aquelas que positivamente dão às pessoas um vislumbre de verdadeiros momentos humanos. As pessoas que realmente se importam com o outro, pessoas que passaram por dificuldades e que ainda assim compartilharam com os leitores, pessoas que compartilham a respeito de seus hábitos pessoais para que outros possam se relacionar melhor, pessoas mais velhas que dão conselhos para as gerações mais jovens, e pessoas mais jovens que estão aproveitando a vida a cada momento, ou seja, essas são as histórias que tornam o Humans of Seoul o que ele é.
A história mais popular da nossa página no Tumblr nos últimos meses e que já rendeu mais de 2.000 likes no Facebook, é a de um rapaz que havia perdido a mãe em um acidente de carro e que cujo o pai ele não conhecia, e por isso morava com a avó. Entretanto, em um determinado período sua avó teve uma piora na saúde então ele decidiu se mudar para Seul e viver por si mesmo, se tornando mais a frente um tatuador. Mais tarde, ao retornar a casa da avó, ela ficou muito desapontada ao saber que ele estava trabalhando como tatuador. Mas ao ver que sua primeira tatuagem era a do rosto de sua mãe, seus sentimentos se transformaram.

Humans of Seoul - Tumblr

Humans of Seoul – Tumblr

Brazilkorea – Qual a importância desse projeto para os coreanos?

Humans of Seoul – Acreditamos que este projeto permite que as pessoas se sintam mais ligados àqueles que os rodeiam. A Coréia é vista como um grupo muito homogêneo de pessoas e se sentir diferente pode ser muito solitário. Há muitas pressões por parte da família, do trabalho e da escola, e é bom saber que você pode ter os mesmos medos, esperanças ou hábitos dos outros.
A partir das pessoas que entrevistamos também recebemos muitos comentários positivos dos leitores e espero que isso possa incentivá-los.

Brazilkorea – Qual é a reação das pessoas ao serem entrevistadas?

Humans of Seoul – Seong Kyoon uma vez perguntou a alguém sobre o momento mais feliz da sua vida e então o perguntaram de volta se ele era um estrangeiro. Fazer este tipo de pergunta em uma conversa com alguém que você não conhece não é muito comum na Coreia, então as pessoas tendem a ser muito cautelosas. Acho que fomos rejeitados com menos frequência por estrangeiros do que coreanos.
As pessoas mais jovens também parecem estar mais dispostas a nos deixar entrevistá-las, enquanto é mais difícil conseguir que pessoas mais idosas concordem em ceder uma entrevista. Elas parecem ser mais cautelosas quanto à coisas que vão ser postadas na Internet, especialmente suas fotos.
Algumas de nossas melhores entrevistas entretanto, são de pessoas dessa geração, porque eles tendem a ter uma boa percepção da vida e de como vivê-la; Seria ótimo se conseguíssemos obter mais aprovação deles no futuro.

Brazilkorea – O Humans of Seoul completou um ano de existência, quais são as expectativas e planos futuros?

Humans of Seoul – Estamos sempre trabalhando para melhorar nosso projeto. Nossa equipe atualmente também está se expandindo. Agora temos um sistema de equipe (1 entrevistador e 1 fotógrafo), em que saem juntos para realizar as entrevistas.
Qualidade é o nosso maior foco e por isso foi difícil encontrar pessoas que tinham conhecimentos de fotografia e que estavam dispostas a formar uma equipe e que ainda pudessem realizar uma boa entrevista, mas agora parece que temos um bom sistema.
Quanto ao futuro, como nosso público tem se expandido, esperamos continuar a oferecer entrevistas de qualidade aos nossos leitores e uma melhor visão sobre o seres humanos de Seul.

Encontramos também no acervo do HofS, uma entrevista de um grupo de brasileiros:

10454906_339687209530847_4441830329249518225_o

Humans of Seoul – Facebook

 

오늘의 서울 사람들 – Today’s humans of Seoul – Os seres humanos de Seul hoje (Tradução livre)

Para acompanhar o Humans of Seoul acesse o Facebook | Twitter | Site

Entrevista: Bárbara Brisa
Agradecimento: À equipe do Humans of Seoul – Seong Kyoon Jeong (Editor-chefe), Kihun Park (Diretor de criação), Christy Dockendorf  (Editor para tradução em Inglês), Saehwan Kim e Yoojin (Brielle) Kim (Entrevistadores permanentes).

Por favor, não retirar do Brazilkorea sem os devidos créditos.

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Cientista Social pela Universidade de Brasília, Repórter Honorária pelo Centro Cultural Coreano do Brasil e Co-Fundadora do Maūm Ūmsik. Em constante estudo pela compreensão das coreanidades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.