Rei Sejong, O Grande.

O Dia do Hangul (한글) é dia 9 de Outubro e o BrazilKorea te convida a conhecer a história fantástica por trás daqueles precisos traços do alfabeto coreano e a aprender essa língua fantástica gratuitamente. Venha saber mais!

História:

O Hangul (한글), diferentemente de muitos outros alfabetos, é uma escrita exata a qual sabe-se quando, onde e quem a criou. A História começa com a figura do Rei Sejong, O Grande. Primeiramente, este homem foi o quarto rei da Dinastia Joseon, o último reino da Coreia. De acordo com sua perspectiva acadêmica, Rei Sejong dedicou muito de seu reinado para conquistas culturais e intelectuais, investindo muito em pesquisas científicas e na educação do povo. Portanto, esse momento na Coreia é chamado de Era Dourada. Dentre vários momentos de glória de seu império, a criação do Hangul foi de longe a maior contribuição deste rei para com a sociedade coreana. Com o propósito de democratizar a língua, oferecendo liberdade para seus súditos se comunicarem no dia-a-dia e serem capazes de ler, Rei Sejong criou o Hangul, em 1446.

O Hangul:

Anteriormente, na Coreia, o sistema predominante era o complexo Hanja (chinês), que a povo falava, mas não lia. Com traços simples e claros, o Hangul foi dividido em 10 vogais e 14 consoantes onde cada bloco silábico consiste de no mínimo duas e no máximo cinco letras. Hoje em dia, a língua coreana é falada por, no mínimo, 78 milhões de pessoas no mundo. E, diariamente, milhares de pessoas, principalmente brasileiros, procuram saber mais e mais sobre a língua e aprendê-la se tornou um grande objetivo. 

Aprenda Coreano!

Assim, seguindo a linha de pensamento do Rei Sejong de democratizar o aprendizado dessa língua fantástica, eu e o BrazilKorea apresentamos diversas opções para você começar ou continuar aprendendo o Hangul gratuitamente agora mesmo!

Instagram: 

 

Lá no Instagram existem diversas páginas para aprender a língua coreana gratuitamente, com muitas dicas ótimas e uma imersão cultural gigantesca. Vejam só:

  • Coreanos MIB (Made In Brazil) – Abraham Chang e Rubens Song são dois coreano-brasileiros que postam dicas diárias, expressões e vários verbos de forma bem clara para quem estuda coreano e quer dar aquela revisada na correria cotidiana. Além disso, lá você encontra várias curiosidades sobre a Coreia do Sul e conhece ainda mais sobre essa rica cultura.
  • Coreano Online – Separando o feed em “Você Sabia?”, “Qual Você Prefere?” e complexas frases com áudios, os professores nesta plataforma apresentam a língua desde básico até o avançado, a cultura e saberes de uma forma clara e interativa. Aliás, eles oferecem também um curso online, o chamado “maior curso de coreano do Brail”. Não vai perder essa, não é?!
  • Coreano OMFTV (Oh My Friends! TV) – Muita gente já conhece a Amanda e a Marcela do canal Oh My Friend!, mas você sabia que elas agora ensinam coreano? Na página Coreano OMFTV no instagram, elas apresentam diversas palavras em coreano, além de frases usadas em situações cotidianas e como falar nomes de idols, atores e até o seu nome usando o Hangul. Super interessante!
Youtube

Em segundo lugar, o Youtube se mostra umas das principais ferramentas para aprendermos línguas e o Hangul não pode ficar de fora dessa lista. Existem vários canais voltados ao ensino da língua coreana, mas, hoje, separei dois deles:

  • Canal Yoo Na KimYoo Na Kim nasceu na Coreia do Sul e mudou-se para nosso Brasil ainda pequena. A Yoo Na se formou em jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi e, atualmente, dedica-se a divulgar a comunidade coreana dentro da sociedade brasileira através do seu site A Jovem Coreia. Lá no Youtube, ela ensina todo o Hangul gratuitamente. Além disso, Yoo Na mostra muito sobre a cultura da Coreia, cosméticos e turismo. Vale a pena dar uma olhada e se inscrever! Clique aqui e visite sua página no Instagram também.

 

  • Talk To Me In Korea  – é uma opção para quem já fala inglês e quer iniciar seus estudos da língua coreana. Este canal é completo, oferecendo aulas sobre gramática, expressões cotidianas, slangs e curiosidades sobre a Coreia. Tudo iniciou-se com Hyunwoo Sun (선현우) em 2009, apaixonado por línguas, sua proposta era dar a oportunidade para estrangeiros de aprenderem a língua coreana gratuitamente por meio de lições, vídeos e material interativos e engraçados. Além do canal no youtube, o TTMIK tem um podcast no Spotify e um site onde disponibiliza várias opções para o estudo como pdfs gratuitos e livros. Você precisa conferir! Conheça mais sobre eles AQUI

Fontes: asiasociety, brazilkorea

avatar
About Maria Elyza Macêdo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: