Taekkyeon

Imagem: www.koreanclicks.com

Estima-se que o Taekkyeon existe à aproximadamente 2 mil anos e é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O BrazilKorea, alem de explicar o que é o Taekkyeon, conversou com um praticante sobre esta arte marcial coreana.

Essa arte marcial milenar utiliza movimentos fluidos e rítmicos, similares a uma dança, combinados com variados chutes e técnicas de ataque e defesa, a fim de golpear e derrubar o oponente. Os movimentos são suaves e circulares mas podem explodir com enorme flexibilidade e força. Apesar de ser aparentemente leve, o Taekkyeon é uma arte marcial eficaz, destacando uma ampla variedade de habilidades ofensivas e defensivas que empregam todos os métodos de luta disponíveis.

Entre os motivos que levaram essa arte à ser considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade, estão:

  •  Taekkyeon é uma arte marcial tradicional que tem sido passado de geração em geração e promove a cooperação e solidariedade entre os seus praticantes;
  •  A inscrição do Taekkyeon na Lista Representativa poderia melhorar a visibilidade das artes marciais similares ao redor do mundo como parte do patrimônio cultural imaterial;
  •  As medidas de salvaguarda incluem a sensibilização, a pesquisa e o apoio financeiro para o mestre e assistente, incentivando a transmissão de conhecimento;

O Brazilkorea conversou com Zu Kim (42), Engenheiro de Software e praticante do Widae Taekkyeon, e ele nos contou um pouco de sua relação com o Taekkyon.

– Quando e como aconteceu seu primeiro contato com o Taekkyon?
Eu me lembro que foi em 1994. Eu era estudante de mestrado na KAIST (Korean Advanced Institute of Science and Technology). Taekkyeon estava começando a se tornar popular entre os universitários e vários clubes de Taekkyeon estavam se formando nas universidades. Eu pensei que seria uma boa forma de atividade física e eu também poderia aprender uma tradicional arte marcial coreana. Dois anos depois eu fui para Los Angeles para meu realizar meu doutorado. Descobri um estúdio de  Taekkyeon e encontrei o  Grande Mestre Ko e o Widae Taekkyeon.

– Por que você escolheu praticar esta arte marcial?
Inicialmente, comecei apenas por ser uma boa tradição coreana. Mas, apos ter encontrado o Grande Mestre Ko e o Widae Taekkyeon, eu descobri que existe uma real profundidade nesta forma de arte marcial; Ele tem movimentos estéticos, suaves e rítmicos, e, sem conhecer esta profundidade, as pessoas enganam-se e acham que ele não tem muito valor como uma arte marcial, sendo apenas apenas uma forma de arte ou tradição. No entanto, por praticar Widae Taekkyeon, descobri que aquela suavidade e ritmos são, de fato, um segredo para gerar mais potência e rapidez. Taekkyeon era uma forma muito prática de artes marciais. Afinal de contas, tem de mil anos de tradição, o que trouxe a profundidade a esta arte marcial.
– É fácil encontrar locais ao redor do mundo para praticar Taekkyon ? 
Durante a Era Colonial Japonesa (1910-1945), Taekkyeon mal pode sobreviver. Felizmente, a herança foi transmitida pelo Grande Mestre Song Duk Ki (1893-1987); e foi só no final dos anos 80 que o Taekkyeon foi revivido como parte do movimento para restaurar tradições. Devido à curta história após seu renascimento, o Taekkyeon ainda não conseguiu muita popularidade mundialmente ainda. Você pode praticar Taekkyeon em no EUA (Los Angeles) e na Europa.
– Qual é a relação entre o Taekkyon e o Taekwon-Do?
Taekwon-do é uma forma relativamente nova de artes marciais formada em meados dos anos 1950. Ele encontra a sua raiz espiritual no Taekkyeon mas, em termos de sua forma, também foi afetado por muitas outras formas de artes marciais que incluem Karatê e artes marciais chinesas. Ambos, Taekwondo e Taekkyeon, são muito especializados em chutes, porem existem várias diferenças. Os movimentos do Taekwon-do são sólidos enquanto os do Taekkyeon são suaves. Taekkyeon tem uma forma rítmica única de trabalho dos pés chamada “Poombalpgi (품밟기)” que combina efetivamente poder com rapidez enquanto o trabalho de pés do  Taekwon-do é saltitante (parecido com o do Boxe).
No programa Roommate, o taekkyon foi apresentado a Jackson, Nana,  Joon-hyung, Gook Ju, Young-ji e Se Ho, que se divertiram e puderam conhecer mais sobre esta tradicional arte marcial.

avatar
About Rafaela Braga

Editora de Conteúdo (Minas Gerais) - Bibliotecária, apaixonada pelo Oriente (principalmente pela tríade Japão/Coreia/Taiwan), viciada em livros, música, doramas e anime. Tem participado ativamente de fóruns e fansubbers relacionados a cultura asiática.

One Response to Taekkyeon, arte milenar que é considerada antecessora do TaeKwonDo
  1. avatar

    […] na luta”, sendo Tae (pés), Kwon (mãos) e Do (caminho/mente). Choi combinou elementos de Taekkyeon e Karatê para desenvolver a arte do Taekwondo e, em 1964, realizou-se o primeiro […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: