soju

Imagem: www.clien.net

Soju (소주) é uma das bebidas mais consumidas da Coreia do Sul. Saiba mais sobre essa tão tradicional e conhecida bebida coreana.

O Soju é uma das bebidas alcoólicas mais populares da Coreia, sendo consumido em quase todas as ocasiões sociais, bem como para acompanhar a maioria dos pratos da gastronomia coreana, em especial o Samgyosal -삼겹살, um tipo de bacon coreano. Embora a cerveja e o uísque tenham ganhado bastante popularidade no mercado coreano, o Soju ainda domina o consumo e lidera a venda de bebidas alcoólicas, representando 97% das vendas de destilados na Coreia do Sul, sendo vendida na Coreia com baixo preço em relação a outras bebidas alcoólicas e podendo ser encontrada facilmente em mercados, restaurantes e bares asiáticos, com o valor variando entre 1,000~4,000 won.

O Soju é uma bebida fermentada e destilada feita, originalmente, a partir de grãos, tais quais arroz, trigo e cevada. Como é feito por meio de destilação, a bebida tem um elevado teor de álcool, podendo variar entre 16.7% a 45%.

Por volta dos anos 60, houve uma grande escassez de grãos na Ásia, incluindo o arroz, e o governo tornou ilegal a utilização do arroz na elaboração das bebidas, fazendo com que as destilarias buscassem alternativas para sua matéria prima, surgindo assim outras variedades de composição do Soju, substituindo os grãos por amidos, quais quais a mandioca, batata, batata-doce, tapioca, entre outros. Na atualidade, uma grande variedade de tipos e marcas de soju ser encontradas no mercado, incluindo aromatizados com limão, melancia e maçã, entre outras frutas, são conhecidos por serem populares. Conheça as variedades de Soju em nosso artigo AQUI.

Assistindo um drama, é comum ver cenas que envolvem o consumo de Soju, como My Lovely Kim Sam Soon, Boys Over Flowers, Coffe Prince e Oh My Ghostess, entre outros. Sendo a Coreia um país que tem uma cultura rigorosa no que concerne ao respeito e a etiqueta, existem rituais que envolvem o consumo da bebida. Confira todas as informações no artigo especial da série Etiqueta Coreana.

Fontes:  Coisas da CoreiaVisitkorea e DramaFever

Editado em 15/02/17 por Rafaela Braga

avatar
About Lamara

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: