Vinícius Rossignoli

Vinícius Rossignoli no “Korean Brazilian Food Experience | Imagem: Divulgação

Vinícius Rossignoli, chef e participante do Masterchef 2018, assinou o menu do  “Korean Brazilian Food Experience”.  Em entrevista exclusiva ao BrazilKorea, o chef conta sobre a experiência e seu primeiro contato com sabores coreanos.

A convite da aT Brasil, o BrazilKorea participou do Korean Brazilian Food Experience. Realizado no Iate Clube no dia 12 de dezembro, o evento foi vitrine para demonstração da fusão culinária brasileira e coreana. Através de pratos tradicionais brasileiros que ganharam um toque coreano pelas mãos do Chef Vinícius; o público pôde experienciar novos sabores e conhecer uma parte da diversidade de produtos coreanos.

Três dos cinco pratos criados pelo chef, entre entrada, prato principal e sobremesa, foram feitos em tempo real no evento. Assim, o público acompanharia o processo de preparo e ficaria por dentro de algumas curiosidades. Para tornar a experiência ainda mais interativa, a youtuber Thais Midori, o Chef Leo Young e Caio Novais (Ana Maria Brogui), dividiram o palco com Vinícius.

Entre as criações, destaca-se a salada fria de 당면 (macarrão de batata doce) e abacate, o Bobó de camarão picante e o Beijinho com Pera coreana. Além de uma versão de coxinha de frango com bacon, apimentada.

O MENU

O processo de elaboração de um menu é complexo e exige uma imersão na cultura culinária e de seus ingredientes. Por isso, resolvemos conversar com o Chef Vinícius Rossignoli, para entender como surgiu o convite para participar do “Korean Brazilian Food Experience”. Além de compartilhar com o público sua experiência com os sabores coreanos.

Ele conta que através do Masterchef, diversas portas se abriram e seu contato com diferentes culinárias se ampliou. Uma delas, a coreana. Assim, foi de pronto, que ao receber o convite de sua agência para assinar o menu do evento, aceitou o desafio. Passando a pesquisar sobre os ingredientes coreanos e experienciar os sabores:

Fizemos uma longa pesquisa para identificar nas raízes brasileiras as receitas que comportassem de maneira harmoniosa essa intercessão gastronômica sem que as essências de ambas fossem perdidas, já que nosso objetivo era garantir que as pessoas identificassem imediatamente o prato, mas que também percebessem o toque dos temperos coreanos na comida. Dividimos os ingredientes coreanos centrais em pratos doces, frios, salgados e petiscos conforme suas aplicabilidades. Foram vários dias de testes até que chegássemos ao equilíbrio perfeito, integrando brasilidade com sotaque coreano em cada receita.

EXPERIÊNCIA GASTRO CULTURAL

Durante essa jornada de estudos, Vinícius Rossignoli ressalta como foi importante ter a oportunidade de passar uma temporada na casa de uma amiga coreana. Lá, teve contato diário com práticas culinárias e tradições:

Foram semanas de ótima aprendizagem, que me permitiram ter a segurança de aplicar os ingredientes sem ferir a cultura coreana. Esse contato e conhecimento foi o ponto central do desenvolvimento de cada prato. Uma vez que as experimentações deveriam garantir que os sabores surpreendessem a todos; tanto pela inovação como pela ousadia, sem desrespeitar as bases gastro culturais.

Ao ser questionado sobre qual ingrediente coreano havia oferecido maior complexidade para trabalhar, não titubeou ao dizer: O GOCHUJANG! Por ser um molho fermentado de pimenta, com uma pungência. Entretanto, a solidez desse ingrediente foi chave junto a mandioca, para que o prato fosse um sucesso. Não a toa, a harmonia entre a pimenta e o dulçor presente na culinária coreana, conquistou o chef. Que passou a intensificar seus estudos e pesquisas em relação aos ingredientes coreanos e tem compartilhado estes processos de aprendizado com seu público, através das redes sociais.

Quer conferir as criações do chef? Acesse os highlights através dos nossos stories no Instagram.

Acompanhe também o Chef Vinícius Rossignoli no Instagram e Facebook para ficar por dentro de dicas e conteúdos culinários!

Agradecimento: Ao chef e toda a sua equipe de assessoria.

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.