Restaurante Korean House

Divulgação Korean House – Facebook

Inaugurado em julho de 2016 e localizado no centro de Foz do Iguaçu/PR, o Restaurante Korean House é referencia de culinária coreana na região.

Idealizado pelo casal Márcia Aoyama Biesdorf e Yun Seo Park, sendo ela brasileira e ele coreano, o restaurante surgiu de um sonho do Yun Seo Park em apresentar Foz do Iguaçu à culinária coreana, que foi concretizado em julho de 2016 com a inauguração do Korean House.

 

Brazilkorea: Como surgiu a ideia de abrir um restaurante de culinária coreana?

Yun Seo Park: Eu vinha planejando abrir o restaurante desde 2014, fazendo pesquisa de mercado e etc. Meu foco inicial foram os turistas coreanos em Foz do Iguaçu, pois, a partir do momento que você inicia um negócio é necessário possuir um fluxo para mantê-lo. Então desde o porte do restaurante até o tipo de comida foram pensados para esse público. Mas claro que os turistas eram apenas o foco inicial, pois sempre quis divulgar a culinária coreana na região.

 

Brazilkorea: Por que abrir um restaurante de culinária coreana em Foz do Iguaçu/PR?

Yun Seo Park: Foz do Iguaçu já possui vários restaurantes de culinária japonesa e chinesa além de ter tudo o que precisamos, sendo composta por várias etnias, o que traz oportunidades, e foi onde decidimos abrir o restaurante. Nós falamos de Foz do Iguaçu, porém deve ser considerada toda a região, que se estendida a cidades vizinhas chega a até 01 milhão de habitantes.

 

Brazilkorea: Qual foram as preocupações inicias ao abrir o primeiro restaurante de culinária coreana de Foz do Iguaçu/PR?

Yun Seo Park: A preocupação inicial foi como apresentar a comida coreana para os brasileiros, porque é uma coisa nova. Como a comida coreana tem fama de ser apimentada o público possui receio de provar pela primeira vez. A culinária coreana é dividida em duas partes, sendo o prato principal e os acompanhamentos. Os acompanhamentos são em sua grande maioria frios e fazem parte da refeição, os brasileiros estão mais acostumados aos pratos quentes, considerando os acompanhamentos como saladas. Uma refeição coreana geralmente é formada pelo arroz, com alguma sopa e carne como os pratos quentes, e os outros acompanhamentos são frios, e isso acabou se transformando em uma preocupação inicial em como apresentar isso ao público brasileiro. Dessa forma iniciamos o restaurante com a opção buffet, inserindo aos poucos o cardápio que é formado por refeições tipicamente coreanas.

 

Brazilkorea: Quais ingredientes não podem faltar em uma cozinha coreana?

Yun Seo Park: Não podem faltar em uma cozinha coreana a pasta de pimenta coreana (고추장), a pimenta em pó (고추 가루) e o óleo e semente de gergelim. São ingredientes que marcam muito a culinária coreana.

 

Brazilkorea: Como foi o processo de inauguração do restaurante, quais foram as dificuldades?

Yun Seo Park: A decisão de abrir surgiu no final de 2015 quando encontramos a cozinheira coreana, pois na cozinha temos apenas ela de funcionaria coreana. Todos os outros auxiliares são brasileiros. E dessa forma estamos procurando capacitar os brasileiros para que consigam preparar os pratos sozinhos futuramente.

 

Brazilkorea: O local que abriga o restaurante têm características orientais. Vocês fizeram modificações no imóvel para aproximar à cultura coreana?

Yun Seo Park: Quanto ao imóvel, eu me perguntei: “Como criar um restaurante que de cara possa dar a impressão de ser um restaurante coreano ou asiático?”. Podemos até nomear de Korean House, porém só o nome não causa o impacto que procuramos. Dessa forma pensamos nessa estrutura, que imita uma fachada de uma casa tradicional coreana. Foram adaptações que queríamos fazer para mostrar como é a cultura coreana.

 

Fachada - Rastaurante Korean House

Divulgação Korean House – Facebook

 

Brazilkorea: O que vocês sugerem para o primeiro prato coreano para um brasileiro?

Yun Seo Park: Eu ofereceria Bulgogi e Kimpab.  O bulgogi porque o brasileiro está acostumado a comer carne temperada com sal. Geralmente a carne brasileira é salgada, então o bulgogi é uma opção de carne diferenciada, sendo marcada pelo agridoce. O kimpab porque é um “sushi” coreano, mas é muito diferente do sushi japonês, sendo uma opção diferente ao que o brasileiro está acostumado.

 

SERVIÇO

Restaurante Korean House

Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 1432 – Centro – Foz do Iguaçu/PR

Telefone: (45) 3029-2614

Acompanhe o Restaurante Korean House no Facebook e no Instagram

Agradecimento: Bárbara Brisa e equipe Korean House.

avatar
About Jessika Zilli

Editora de Conteúdo (Foz do Iguaçu). Tão apaixonada pela Coréia do Sul que quase naturalmente se tornou Internacionalista e pesquisadora de Hallyu.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: