brazilkorea catedral de myeongdong 4

Imagem: http://media5.trover.com/

Conheça a Catedral de Myeongdong, a primeira Catedral coreana construída no estilo gótico que, além de simbolizar a fé católica em Seul, é um ponto turístico da cidade.

A Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (한국 천주교 서울대교구 주교좌 명동대성당), também conhecida como Catedral de Myeongdong (명동성당), é a primeira igreja paroquial coreana e um das mais importantes na Coreia do Sul. Ela fica localizada em Myeongdong, no centro de Seul, e é considerada um lugar histórico da Coreia. Além de simbolizar a fé católica no país, a igreja também é um ponto turístico da cidade.

brazilkorea catedral de myeongdong parte traseira e interior

Imagens: parte traseira da Catedral (1) e interior da Catedral (2)

A construção da Catedral começou em 1892, no 29º ano do Imperador Gojong, e terminou em 1898. Essa foi construída no estilo gótico, usando mais de vinte tipos de tijolos vermelhos e cinzas. O edifício principal possui 23 metros de altura e a torre do sino, 45 metros. O interior é decorado com artes religiosas, como vitrais representando o nascimento de Jesus e os Reis Magos, retratos de Jesus e os doze apóstolos, e os mistérios do Rosário. Na época de sua criação, a Catedral era considerada o maior edifício da cidade.

No dia 18 de agosto de 2014, o Papa Francisco visitou à Catedral de Myeongdong acompanhado da atual presidente da Coreia (Park Geun Hye). Durante a missa, ele rezou pela novas oportunidades de diálogos entre as Coreias, resolução das diferenças,  continuação da assistência aos necessitados  e pelo reconhecimento que todos os coreanos são irmão e irmãs, membros de uma só família e um só povo. Ao final, o coro cantou: “Nosso desejo é a unificação”.

Todos os anos, no mês de maio, a Catedral promove um festival cultural aberto a todos.  Ela oferece vários programas durante o mês, como concertos de música tradicional coreana, danças, exibição de caligrafia e flores, e jogos folclóricos coreanos para os visitantes estrangeiros. A maioria das atividades, com exceção de algumas performances,  são gratuitas.

A Catedral já apareceu em alguns dramas, por exemplo, You’re Beautiful (미남이시네요) estrelado por Park Shin HyeJang Geun SukJung Yong HwaLee Hongki.

Steve Miller, do site QiRanger, gravou um vídeo mostrando o interior da Catedral, confira:

Endereço: 74, Myeongdong-gil, Jung-gu, Seoul
Telefone: +82-2-774-1784
Horário de funcionamento: 09h~21h
Para mais informações, visite o site da Catedral.

*Embora a primeira Catedral coreana seja a Catedral de Myeongdong, a primeira Igreja Católica construída nos moldes ocidentais na Coreia foi a Igreja Católica de Yakhyeon.

Agradecimentos: Julia Lee

Fontes Texto: VisitSeoulQiRange, TheSeoulGuideWikipedia e DramaFever

Fontes Imagens: (1) e (2)

avatar
About Laryssa Miranda

Editora de Conteúdo (Brasília) - Estudante de Relações Internacionais (UnB). Apaixonada por línguas estrangeiras, doramas e variety shows. No futuro pretende escrever sobre relações bilaterais entre o Brasil e a Coreia do Sul.

3 Responses to Catedral de Myeongdong – A primeira Catedral Católica coreana
  1. avatar

    Que lindo,adorei o post,conhecer um pouco mais sobre o catolicismo lá na Coreia ^^ Belíssima a Catedral!

  2. avatar

    E tem missa sempre como nas igrejas daqui?


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: