Closeup of a bowl of rice on bamboo

IMAGEM: lotteallsafe.tistory.com

O arroz ou 밥 (pap) é a parte mais importante de uma refeição coreana e está presente em praticamente todas as refeições coreanas, seja como parte de um prato ou seja como acompanhamento. Mas você sabe como cozinhar o arroz asiático? Por que apesar de parecer simples, cozinhar esse tipo de arroz pode ser bem complicado, principalmente quando você não tem uma máquina elétrica de cozinhar arroz.

Falar de culinária coreana sem citar o arroz é praticamente impossível, pois ele está sempre presente em quase todas as refeições coreanas(assim como o kimchi). Para se ter uma noção da importância do arroz, para os coreanos, ter apenas arroz e kimchi já é mais que o suficiente em uma refeição. Atualmente alguns coreanos já adquiriram o hábito ocidental de comer pão, manteiga, etc no café-da-manhã, mas desses alimentos ocidentais serem introduzidos na cultura coreana, o arroz, cozido com ou sem outros grãos, era uma obrigação para todas as três refeições do dia, e ainda o é para muitos coreanos. As pessoas mais velhas costumam desaprovar o hábito de jovens que preferem se alimentar de massas ao invés de arroz, dizendo: “Você não terá força nem energia se não tiver arroz dentro de você”.

E o arroz utilizado na culinária coreana é diferente do arroz que usamos no Brasil. Além do grão ser diferente (ele é um grão mais curto e mais largo), a maneira de cozinhar também é diferente. No Brasil é comum refogar o arroz, colocar óleo, alho, sal ou outros temperos. Na Coreia, o arroz é cozido apenas com água, nada mais. E o preparo do arroz asiático pode parecer mais simples, já que utiliza-se apenas água para cozinhar, mas na verdade não é. Porque o arroz utilizado na culinária asiática em geral é mais pegajoso e por isso ele pode desandar mais facilmente, ficando ou muito cozido, com aspecto mole e derretido, ou o contrário, podendo ficar cozido por fora e permanecer cru na parte de dentro do grão. É interessante lembrar que o conceito de “arroz ideal” ou  “arroz desejável” na Coreia é diferente do conceito do arroz ideal na culinária brasileira. No Brasil, quanto mais solto o arroz, melhor. Já na culinária coreana, quanto mais grudado e pegajoso, melhor o arroz, sendo que o arroz que mais gruda é o arroz de melhor qualidade.

Por isso, para preparar ou acompanhar os pratos coreanos, aprenda a técnica para cozinhar o arroz asiático da maneira correta. Lembre-se que mesmo cozinhando na máquina é preciso seguir algumas dicas.

Por isso, confira hoje mesmo as dicas  de como cozinhar o arroz asiático no blog queraprenderacozinhar.blogspot.com.br.

 

Fonte: queraprenderacozinhar.blogspot.com.br, lotteallsafe.tistory.com, A Korean Mother’s Cooking Notes.

 

 

 

 

 

avatar
About Lilian

Editora Associada (Belo Horizonte) - Estudante de moda que escolheu a Coreia do Sul para intercâmbio em 2012/2013, sem saber nada sobre o país, em busca de conhecer algo totalmente diferente. Hoje continua apaixonada pela Coreia, principalmente pela cultura, culinária, idioma e artes em geral. Mantem o blog http://queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br/ onde ensina o passo-a-passo de receitas de pratos coreanos.

One Response to Arroz: o ingrediente principal da culinária coreana
  1. avatar

    […] vontade de desfrutar do arroz coreano e não está na Coreia? Aprenda a preparar o arroz coreano AQUI e […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.