IMAGEM: http://www.sp.senac.br/

IMAGEM: http://www.sp.senac.br/

Aconteceu, nos dias 5 e 6 de dezembro, em São Paulo, o 12º Encontro de Técnicos em Biblioteca e a Coreia foi representada em um dos trabalho dos alunos do Curso Técnico em Bibliotecas.Imagem inline 1Promovendo a reflexão sobre o tema  Bibliotecas: entre encantos, revelações e redescobertas, o Encontro foi uma realização do SENAC Consolação e reuniu profissionais da área, professores e alunos para uma programação que incluía palestras, debates, apresentações cênicas, poesia e atividades culturais. O segundo dia do evento contou com a apresentação do trabalho “A Copa das Bibliotecas: Coréia do Sul e Colômbia” que apresentou um paralelo entre as bibliotecas dos dois países.

O grupo responsável pela Coreia foi a turma 42, que está no 6º módulo do curso Técnico em Biblioteca do próprio SENAC Consolação. Durante a apresentação foram exibidas duas entrevistas feitas especialmente para o trabalho dos alunos. Os entrevistados, Sr. Kim e Olívia, falaram um pouco sobre a cultura e educação coreana e como estes dois aspectos se relacionam e influenciam a utilização das bibliotecas pela população coreana. As entrevistas, bem como a introdução do trabalho, foram disponibilizadas no Youtube e podem ser conferidas nos vídeos abaixo:

Para Elton, que diz ter se impressionado com o valor que os coreanos dão à Educação, a busca por informações para a realização do trabalho “foi um processo muito enriquecedor e desafiador. Enriquecedor porque aprendemos muito sobre a educação na Coréia, as bibliotecas, a cultura coreana, economia, a música coreana , até mesmo visitamos o Centro Cultural Coreano. E desafiador porque a maioria de nós não dominamos o inglês, então a busca de informações foi um pouco complicada, pois em geral quando o conteúdo não estava em inglês, ele estava em coreano.
Agradecimentos: Elton Viana G. da Luz
avatar
About Rafaela Braga

Editora de Conteúdo (Minas Gerais) - Bibliotecária, apaixonada pelo Oriente (principalmente pela tríade Japão/Coreia/Taiwan), viciada em livros, música, doramas e anime. Tem participado ativamente de fóruns e fansubbers relacionados a cultura asiática.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: