BRAZILKOREA | O site mais completo sobre a Coreia do Sul

UNESCO reconhece Ssireum como um Patrimônio Cultural Imaterial da Coreia

Ssireum

Representação do Ssireum  – Fonte: http://naver.me/Glxr07TJ

Uma colaboração inédita entre Coreia do Sul e Coreia do Norte fez com que o Ssireum (씨름) entrasse na lista de Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível da UNESCO.

Durante a 13ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Proteção do Patrimônio Cultural Imaterial, realizada na Ilhas Maurício entre os dias 25 de novembro e 01º de dezembro, foi anunciado que o pedido de inclusão do Ssireum (씨름) na lista de Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível da UNESCO foi aceito.

Essa foi a primeira vez que a Coreia do Sul e a Coreia do Norte submeteram juntas, um item à lista da UNESCO. Para a chefe da instituição, Audrey Azoulay, a inscrição conjunta é um marco altamente simbólico no caminho para a reconciliação entre ambos os países.

Mas o que é um Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível? 

O Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível são as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos, em todas as partes do mundo, recebem de seus ancestrais e repassam aos seus descendentes.

O Ssireum (씨름) tornou-se a 20ª herança cultural intangível da Coreia do Sul reconhecida pela UNESCO, enquanto esse é o terceiro item da Coreia do Norte aceito pela instituição, que também admitiu a tradicional música folclórica “Arirang” (2014) e do kimchi (2015).

O BrazilKorea já fez uma série sobre os Patrimônios Culturais Imateriais ou Intangíveis da Coreia do Sul. Confira-a AQUI.

O que é Ssireum ?

O Ssireum (씨름) é uma luta tradicional coreana, cuja história remonta a dinastia Yi no século XIV. Inicialmente, esse esporte era praticado apenas pelos militares, mas acabou se tornou um famoso passatempo, principalmente entre a população rural.

Conhecido por aumentar a perseverança, força moral e o vigor, o Ssireum (씨름) é transmitido de geração em geração, sendo ensinado em várias instituições e escolas.

Nele, cada lutador usa um cinto (satba) envolvendo sua cintura e uma de suas coxas e tem como objetivo derrubar seu oponente, agarrando o cinto. Nele são proibidos golpes e bofetadas. Confira um exemplo abaixo:

A UNESCO reconheceu os valores culturais e tradicionais do esporte, destacando a conexão entre o esporte nacional com a terra e a agricultura, já que a prática do mesmo era muito apreciada durante os eventos agrícolas.

Curiosidade
Você sabia que o conhecido apresentador de televisão Kang Ho Dong, antes de se tornar apresentador foi um lutador de Ssireum? Ele inclusive venceu diversos campeonatos entre 1989 a 1992.

E aí? Você já conhecia essa luta tradicional coreana?

Fonte: Korea Times, UNESCOCoisas da Coreia

Sair da versão mobile