Solstício, comida típica do Solstício de inverno, Solstício de inverno

Fonte: blog.daum.net

Batizado carinhosamente de “Pequeno ano novo”, o solstício de inverno na Coreia, chamado de Dongji (동지날), é celebrado hoje (22/12) como a noite mais longa do ano. E, este ano, o sol se põe 5 horas e 12 minutos mais cedo que o solstício de verão (하지날), que é considerado o dia mais longo do ano.

Nesta data, tradicionalmente, os coreanos costumavam comer Patjuk (팥죽, mingau de feijão vermelho) pois acreditavam que impediria a má sorte, doenças e espíritos do mal. Isso porque a cor vermelha simboliza energias positivas, que podem combater as negativas. Hoje em dia, muitos ainda cozinham esse prato por ser uma sopa e aquecer no inverno.

Ainda são acrescentadas à receita bolinhas feitas de pasteizinhos ou bolos de arroz, como se fossem ovinhos de codorna ou outro pássaro. A ideia original era simbolizar vida nova, frescura e prosperidade. Além disso, o Patjuk pode ser saboreado com mel para deixar o paladar mais adocicado.

:: História ::

Solstício, história do Solstício de inverno, Solstício de inverno

Imagem: http://cdn.bizwatch.co.kr/

Embora existam várias possibilidades de origem para essa crença, a mais comum é a que liga isso à figura mítica chinesa ‘Gong Gong’. De acordo com as lendas, Gong Gong tinha um filho do mal, que detestava esse mingau de feijão vermelho. Quando ele morreu, se transformou no “Deus das Epidemias” e começou a espalhar vírus e doenças pelas pessoas no mundo. A única forma de se prevenir contra isso era combatê-lo comendo Patjuk no solstício de inverno.

Fonte: Blog Korea

avatar
About Ariane Annunciação

Ariane Annunciação (Rio de Janeiro) – jornalista, estudante de História e tradutora freelancer, casada com um coreano, dorameira e apaixonada pela cultura oriental. Morou na Coreia por dez meses entre 2013 e 2014 e mantém um blog sobre sua experiência no país, o http://hangukcomacai.blogspot.com.br/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: