brazilkorea símbolos nacionais da coreia do sul

Imagem: mospa.go.kr

São cinco os símbolos nacionais da República da Coreia: a Bandeira, o Hino, a Flor nacional, o Selo e o Emblema. Saiba mais sobre cada um deles.

Bandeira (Taegeukgi): A bandeira coreana consiste em um fundo branco, um circulo vermelho e azul no centro e quatro trigramas um cada canto. O fundo branco representa a pureza e a paz valores importantes para o povo coreano. O circulo vermelho e azul (taeguk), a harmonia entre as forças negativas (yin: azul) e as forças positivas (yang: vermelho). Os quatro trigramas são representações específicas dos movimentos e harmonias do taeguk. Geon simbolizando o céu, Gon a terra, Gam a água e Ri o fogo. Resumindo a visão do povo coreano sobre o universo, em uma perspectiva de unidade, equlíbrio e felicidade.

Hino Nacional (Aegukga): Em geral o nome Aegukga refere-se a qualquer musica que relate o amor pela pátria. Porém este termo virou o sinonimo do hino nacional. A primeira versão data de 1907 com a intenção de demonstrar o amor e o senso de independencia do país quando invadido. A letra fala sobre o amor a pátria na alegria e na tristeza, sendo sempre verdadeiro o jeito coreano de ser. Ouça o Hino AQUI.

Flor Nacional (Mugunghwa): chamada também de Rosa de Saron, é conhecida pelo brasileiros como Hibisco. O primeiro relato sobre a Rosa de Saron (mugunghwa: 무궁화), foi em um artigo de  1,400 que cita: “a terra dos sábios é coberta por milhões de mugungwha em flor”, frase esta que faz parte do hino da Coreia.

Selo Nacional (Guksae): Utilizado para documentos oficiais, o Guksae esta estampado em documentos importantes da nação. Diferente dos países ocidentais onde os selos nacionais são impressos. O selo coreano mantem-se como um carimbo. O quinto Guksae está em uso desde 2011, e é representado por duas fênix com as asas abertas, apoiando uma mugunghwa nas costas. Mede 10.4 cm por 10.4 cm , é feito em ouro e contem a palavra “대한민국” (Daehanminguk: Republica da Coreia).

Emblema (Nara Munjang): Geralmente os emblemas são utilizados como representação visual do país em documentos internacionais, medalhas e outros. O Gukjang é baseado em outros símbolos nacionais e contem o Taeguk no centro, rodeado de cinco flores de mugungwha, com cinco pétalas cada. Ao redor uma fita branca onde esta escrito “대한민국” (Daehanminguk: Republica da Coreia).

Fonte: mospa.go.kr (inglês)

* E para quem não se lembra, os quatro símbolos nacionais da República Federativa do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino, o Brasão da República e o Selo Nacional.

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: