O transporte público de Seul passou por uma grande mudança quando, em julho de 2004, o então prefeito da cidade, Lee Myung-Bak, lançou um novo sistema. Nele, todas as 400 linhas de ônibus foram divididas em quatro grupos, identificados por cores. Conheça esse sistema e como ele funciona!
Com essa mudança, saíram a cor e a logomarca das empresas viárias e entraram as cores dos grupos na carroceria dos veículos. Hoje, ônibus azuis, amarelos, verdes e vermelhos, de propriedade privada, cortam Seul, num sistema administrado pelo setor público.
- Os azuis fazem rotas de longa distância e de forma expressa, conectando um subúrbio a outro e esses ao centro.
- Os veículos verdes cumprem trajetos dentro da região metropolitana e alimentam as estações de metrô e os pontos de ônibus expressos.
- Os amarelos trafegam dentro do centro de Seul, enquanto os vermelhos são destinados a viagens de longa distância, conectando as cidades satélites ao centro da capital sul-coreana.
E para atender à fixação dos coreanos por tecnologia, todos os veículos têm GPS, o que permite às autoridades monitorarem a velocidade e a localização dos ônibus. As informações são repassadas via celular e em tempo real para o usuário, que pode saber quanto tempo falta para o ônibus chegar ao ponto e qual a melhor rota ou conexão escolher.
Todo esse sistema está integrado ao metrô, cujas dez linhas somam 286 quilômetros, interligam 265 estações e transportam 4,4 milhões de pessoas por dia, muitas delas de outros países.
Cobrança
A viagem é cobrada pela distância, não importando se o passageiro vai pegar ônibus, metrô ou os dois juntos, e o cartão, incluso em um sistema chamado de T-Money, como dito em outro post, oferece desconto se carregado a cada mês.
Descobrindo a melhor rota
O turista pode descobrir as melhores rotas para se chegar a um lugar usando o site Mapa do Visit Seoul. É so colocar o ponto de origem e o destino, que o site indicará qual a melhor rota a se fazer, qual o valor que o turista irá gastar e quanto tempo levará a viagem.
Como funciona
Entre no ônibus pela porta da frente e pague a passagem com o transit card ou em dinheiro. Não são aceitos notas de valores muito altos, como 5.000 Won ou 10.000 won. Na maioria dos ônibus a próxima parada é anunciada tanto em coreano quanto em inglês. Se você usar um, transit card certifique-se de analisar o seu cartão mais uma vez quando você sair.
Dica
- O usuário que usar um cartão pré-pago ou o transit card recebe um desconto de 100 won em cada viagem.
- Verifique se para chegar ao seu destino você precisa pegar outro ônibus ou o metrô. Você pode se transferir até 5 vezes gratuitamente. E o intervalo entre o último ônibus e o próximo deve ser de 30 minuto.
Você sabia que o metrô de Seul foi classificado como o melhor sistema de metrô do mundo pela CNN e apelidado de “super-rodovia” pela BBC? Não, então leia nosso post e saiba mais sobre esse gigantesco sistema.
Fonte: Aula de Coreano e Kias