provérbios coreanos

Imagem: Seoulistic.com

Os coreanos foram educados para viver de acordo com as palavras de seus ancestrais e professores, mas estas sabedorias são aplicáveis também a qualquer pessoa no mundo. Se você precisa de um pouco de inspiração em sua vida, confira esses 5 provérbios coreanos.

1. 그림 의 떡.  (Pronúncia: Crim-ue ddeok)

Literalmente significa: Uma imagem de um bolo de arroz.

Situação: Você deve ter notado o amor intenso que os coreanos têm por bolinhos de arroz. Eles amam tanto que quando vêem uma foto ou uma pintura seus olhos brilham e chegam a sentir um ronco em suas barrigas, mas, infelizmente, eles não podem saborear porque afinal é só uma imagem. O significado é semelhante a este – se você tem  um desejo de algo que não pode ter, então é melhor você esquecer isso.

2. 고생 끝에 낙이 온다.  (Pronúncia: Go-saeng Ggeut-eh naki eun-da)

Literalmente significa: No final das dificuldades vem a felicidade.

Quando usar: Estudar para os exames? Estressado por causa do trabalho? Use estas sábias palavras para se encorajar e não desistir. Com trabalho duro, há sempre o sucesso. Fighting!

3. 원숭이 도 나무 에서 떨어진다  (Pronúncia: Weon-Sungi-do namu-eh-seo ddeoleo-Jinda)

Literalmente significa: Mesmo os macacos caem das árvores.

Situação: Os seres humanos não são perfeitos. Então, se você é um matemático mas resolveu um problema de forma incorreta, não importa. Mesmo especialistas cometem erros algumas vezes.

4. 서당 개 삼 년 에 풍월 읊는 다  (Pronúncia: Seo-Dang-gae sam nyeon-e Poong-weol eulp-neun-da)

Literalmente significa: Depois de três anos em uma escola da aldeia, até mesmo um cão pode recitar um poema.

Situação: Como aprimorar suas habilidades? Praticando, é claro! Incentive alguém com estas palavras: a prática leva a perfeição!

5. 콩 심은 데 콩 나고, 팥 심은 데 팥 난다  (Pronúncia: Kong sim-eun-dae kong-na-go, pat sim-eun-dae pat nanda)

Literalmente significa: Feijão nasce de onde são plantados feijão e feijão vermelho (팥) nasce de onde feijões vermelhos são plantados “.

Situação: A casa pode realmente dizer sobre o tipo de pessoa é o dono, por isso, podemos julgar um homem pelo que o cerca. Por exemplo, uma casa bagunçada pode indicar um proprietário bagunçado, ou ter amigos amáveis pode indicar que você é uma pessoa amável também.

Confira também a segunda e terceira parte do post Provérbios coreanos!

Fonte: Seoulistic

avatar
About Miller

Editor de Conteúdo Junior (São Paulo) – estudante, estuda alemão, apaixonado pela Coréia (comida, cultura, música, entretenimento, turismo, infraestrutura), acompanha sempre notícias coreanas sobre economia, projetos, eventos, música e política.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: