k-dramas de época

k-dramas de época | Imagem divulgação

Os k-dramas de época são famosos por retratarem as dinastias coreanas, suas histórias e tradições.

Os k-dramas são famosos por terem um estilo próprio, com cerca de 10 a 20 episódios e – na maioria das vezes – apenas uma temporada. Mas, quando se trata de dramas históricos (chamados de sageuk – 사극) podem ter mais ou menos 50 a 100 episódios.

Assistir a um sageuk é conhecer pouco da história coreana – já que alguns deles baseiam -se em acontecimentos reais. Além disso, muitos deles mostram as vestimentas tradicionais, os penteados e enfeites usados para ocasiões especiais.

Scarlet Heart: Ryeo Moon Lovers

Imagem divulgação

Moon Lovers é aquele drama que te transporta no tempo levando direto para a dinastia Goryeo (Koryeo) – 918-1392. Fundada pelo rei Taejo, a dinastia durou mais ou menos 400 anos e deixou um legado vasto de batalhas, reis e príncipes que marcaram para sempre a história coreana.

O K-drama original é baseado no livro Bu Bu Jing Xin da autora chinesa Tong Hua, escritora de vários romances que se tornaram dramas populares. A versão chinesa se deu conforme a história da China, uma vez que se passam na Dinastia Qing, no século 18. Mas para fazer a versão coreana, adequações tiveram de ser feitas no roteiro de modo que a história se encaixasse com os acontecimentos do início da Dinastia Goryeo, lá no século 10.

Entretanto há acontecimentos que foram bem retratados no drama e que aconteceram na vida real , como especificamente sobre o personagem principal o 4º Príncipe Wang So, que teve como base o 4º Rei Gwangjong, que foi o Rei da Dinastia Goryeo, num reinado que duraria 26 anos.

Moonlinght Dawn by clounds

Kdrama Moonlinght Dawn by clounds

Imagem divulgação

A dinastia Joseon foi fundada por Yi Seong Gye em julho de 1392, durando cerca de cinco séculos. Logo no início, foi renomeado e teve sua capital transferida para um novo local que hoje conhecemos como Seul. Suas fronteiras e reino foram expandidos tendo assim os rios como limites naturais. Joseon foi a última dinastia da Coreia e manteve as ideias confucionistas, que eram usadas semelhantemente na China, adaptadas para a cultura coreana.

O drama Moonlight Drawn by Clouds é baseado no web-romance de mesmo nome, escrito por Yoon Yi Soo e que foi originalmente publicado online em outubro de 2013 e finalizado em 10 de Outubro de 2014. Traz uma história fictícia, mas que tem seus acontecimentos em meio a todo o desenvolvimento desse período dinástico.

Mr. Sunshine (2018)

kdramas de época | mr sunshine

Imagem divulgação

No final do século XIX – por volta do ano de 1871 – período em que o drama se inicia, é uma época marcante por ser o começo das expedições americanas em terras orientais. O país começa a experimentar grandes reformas políticas e, por volta de 1897, passa de dinastia para império.

Mr. Sunshine traz em grande parte da sua história o inicio de uma Coreia Imperialista além disso, os acontecimentos da trama se esbarram nas memoráveis batalhas vividas por seu povo, lutando contra a invasão japonesa, as perdas e toda a dor de uma guerra.

Onde Assistir:

Netflix e Kocowa 

Vale muito a pena ver estes k-dramas de época e exitem muitos outros que também retratam a história e as tradições desse país que amamos.

Fonte: Wikipédia1 2 3

avatar
About Aline Dayane

Editora (Olinda - Pernambuco) Pedagoga que ama o que faz, adora ler sobre ficção científica e prefere os livros físicos. Aficionada pela cultura asiática e em especial pela Coreia do Sul. Uma espectadora assídua de dramas, filmes e uma kpoper eclética. Cheia de sonhos, buscando vivê-los pouco a pouco.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: