Jogos Olímpicos de 2032

Candidatura conjunta para os Jogos Olímpicos de 2032 / Imagem: extra.globo.com

Coreia do sul planeja sediar os Jogos Olímpicos de 2032 em candidatura conjunta com a vizinha Coreia do Norte.

O Ministro dos Esportes Do Jong Hwan, concedeu nesta semana, entrevista aos veículos de comunicação sul coreanos. Na ocasião ele revelou que o país iria propor uma candidatura conjunta com a Coreia do Norte, para sediar os Jogos Olímpicos de 2032. A proposta foi apresentada durante a terceira cúpula intercoreana, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de setembro. A ideia é que as Olimpíadas aconteça em Seul e PyongYang, com o intuito de consolidar a paz na região. “Vou fazer essa proposta ao Norte em nome da paz. Seul e PyonYang organizarão os Jogos em conjunto” – anunciou Do Jong Hwan.
A Coreia do Sul também estuda a possibilidade de, juntamente com países do nordeste da Ásia, sediar a Copa de 2030. O ministro ressaltou: “Ouvimos dizer que a China fará uma oferta para sediar a Copa do Mundo, mas queremos fazer uma proposta de co-sediar o evento com vizinhos asiáticos como a Coreia do Norte, China e Japão. (…) Desta forma, podemos manter a atual atmosfera de paz.”

Já houve uma tentativa para realização de Olimpíada conjunta das Coreias

Em 1988 houve a possibilidade das Coreias sediarem as Olimpíadas de Verão. Na ocasião, a parceria foi cancelada devido a divergências quanto às organizações das provas e Seul sediou o evento sozinha.  Agora, levando em consideração o bom relacionamento entre os vizinhos, que fizeram história ao unificarem a equipe de hóquei de gelo feminino para as olimpíadas de inverno e ainda desfilaram juntos com a bandeira unificada na cerimônia de abertura do evento, sediar juntos os Jogos Olímpicos de 2032 parece ser uma boa proposta.

Fonte: ESPN, Estadão, IG, Globo ¹, Globo Esporte

Editora: Natiele Maíra

avatar
About Editores BrazilKorea

Algumas vezes nossos editores trabalham em conjunto. Os autores estão referenciados no fim do texto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: