Medalhista em importantes eventos internacionais, como as Paraolimpíadas de Londres e o IPC Athletics World Championship, Jeon Min Jae é exemplo de vida.
Diagnosticada com paralisia cerebral aos 5 anos, a atleta possui mobilidade reduzida na parte superior do corpo, bem como limitações na fala. Seu professor de Educação Física dos tempos de escola foi o responsável por introduzi-lá às pistas. “Eu tenho dificuldade em mover minhas mãos e pernas, bem como na fala. Então, não havia muito que eu pudesse fazer antes de começar no atletismo. (…) Comecei a competir por recomendação do meu professor de ginástica. Naquele tempo, eu não levava tão a sério, mas, depois de um tempo, comecei a perceber que eu não era ruim nisso.”
Com o incentivo de seus amigos e familiares, Jeon Min Jae gradativamente foi tendo mais confiança em suas habilidades. Inicialmente participando das atividades na escola, passou para eventos de porte nacional, como o Korean National Sports Festival, onde conquistou consecutivas medalhas de ouro. Com seu bom desempenho, a atleta entrou para o time nacional como corredora de velocidade. No cenário mundial, Jeon Min Jae vem conquistando medalhas em importantes eventos e pretende ter uma participação de sucesso nas Paraolimpíadas Rio 2016.
Apesar de sua carreira de sucesso, Jeon Min Jae diz que deseja se aposentar aos 40 anos, mas que ainda tem muitos sonhos que deseja ver se realizar. A maioria desses sonhos está relacionado ao futuro das próximas gerações de atletas com deficiência. “Porque ainda há pouco e/ou nenhum interesse em atletas com deficiência na Coréia, mesmo um pouco de apoio e interesse pode fazer uma grande diferença. (…) “Atualmente não existe nenhuma equipe profissional ou semiprofissional para atletas com deficiência na Coreia, e isso é algo que eu gostaria de ver em breve”
Assista abaixo a performance de Jeon Min Jae no IPC Athletics World Championships, que aconteceu na cidade de Lyon, na França, em 2013
Fontes: KOREA Magazine, The independent, Korea JoongAng Daily