Comida típica de Dongji, Patjuk - Mingau de feijão vermelho

Foto: Maangchi.com (Comida típica do Dongji)

De acordo com o calendário lunar o solstício de inverno, também conhecido como Dongji (동지), começa no dia 22 de dezembro. Neste dia, os coreanos comem mingau de feijão vermelho, chamado de Patjuk (팥죽). O feijão vermelho simboliza a perseguição de espíritos malignos e as bolas de arroz simbolizam a nova vida.

Dongji ou solstício de inverno, é a celebração da noite mais longa do ano que gradualmente torna os dias mais longos, ou seja, mostra a chegada da primavera.

Neste dia, a luz do dia é a mais curta do ano. A partir deste data os dias duram mais e as noites se tornam mais curtas, ao se aproximar da primavera.

Enquanto o ano novo começa no ocidente, no oriente ele acontece entre janeiro e fevereiro dependendo do calendário lunar. O Dongji também pode ser referido como “pequeno dia de ano novo”.

Na tradição popular neste dia come-se patjuk junto com a família. Esse prato é feito com feijão vermelho, dumplings de farinha de arroz conhecido como saealshim. Comer patjuk nesta data simboliza o começo do novo ano e aqueles que comem envelhecem um ano.

Outro costume popular do solstício de inverno é presentear os outros com calendários. Essa tradição teve início na Dinastia Joseon, historicamente neste dia o rei distribuía calendários aos oficiais do governo. Apenas o rei tinha o poder de distribuir calendários.

Um mito diz que se o clima estiver frio no Dongji, a próxima colheita será abundante. Entretanto, se o clima estiver quente, representa que o próximo ano trará má sorte, adversidade e doenças. Acredita-se também que o respingo do feijão vermelho ao redor das casas manterão longe os maus espíritos.

Embora não seja tão celebrado como o Chuseok (추석) ou Seollal (설날), você ainda pode encontrar eventos relacionados ao Dongji.

Fonte: The Seoul Guide

avatar
About Leslie Bernicker

Editora Chefe Boletim Informativo. Estudante de jornalismo, apaixonada pela Coreia do Sul, passa horas assistindo a doramas e está sempre a procura de novas bandas no cenário musical coreano.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: