BRAZILKOREA | O site mais completo sobre a Coreia do Sul

Dia do Hangul: A Democratização de Uma Língua

Rei Sejong, O Grande.

O Dia do Hangul (한글) é dia 9 de Outubro e o BrazilKorea te convida a conhecer a história fantástica por trás daqueles precisos traços do alfabeto coreano e a aprender essa língua fantástica gratuitamente. Venha saber mais!

História:

O Hangul (한글), diferentemente de muitos outros alfabetos, é uma escrita exata a qual sabe-se quando, onde e quem a criou. A História começa com a figura do Rei Sejong, O Grande. Primeiramente, este homem foi o quarto rei da Dinastia Joseon, o último reino da Coreia. De acordo com sua perspectiva acadêmica, Rei Sejong dedicou muito de seu reinado para conquistas culturais e intelectuais, investindo muito em pesquisas científicas e na educação do povo. Portanto, esse momento na Coreia é chamado de Era Dourada. Dentre vários momentos de glória de seu império, a criação do Hangul foi de longe a maior contribuição deste rei para com a sociedade coreana. Com o propósito de democratizar a língua, oferecendo liberdade para seus súditos se comunicarem no dia-a-dia e serem capazes de ler, Rei Sejong criou o Hangul, em 1446.

O Hangul:

Anteriormente, na Coreia, o sistema predominante era o complexo Hanja (chinês), que a povo falava, mas não lia. Com traços simples e claros, o Hangul foi dividido em 10 vogais e 14 consoantes onde cada bloco silábico consiste de no mínimo duas e no máximo cinco letras. Hoje em dia, a língua coreana é falada por, no mínimo, 78 milhões de pessoas no mundo. E, diariamente, milhares de pessoas, principalmente brasileiros, procuram saber mais e mais sobre a língua e aprendê-la se tornou um grande objetivo. 

Aprenda Coreano!

Assim, seguindo a linha de pensamento do Rei Sejong de democratizar o aprendizado dessa língua fantástica, eu e o BrazilKorea apresentamos diversas opções para você começar ou continuar aprendendo o Hangul gratuitamente agora mesmo!

Instagram: 

 

Lá no Instagram existem diversas páginas para aprender a língua coreana gratuitamente, com muitas dicas ótimas e uma imersão cultural gigantesca. Vejam só:

Youtube

Em segundo lugar, o Youtube se mostra umas das principais ferramentas para aprendermos línguas e o Hangul não pode ficar de fora dessa lista. Existem vários canais voltados ao ensino da língua coreana, mas, hoje, separei dois deles:

 

Fontes: asiasociety, brazilkorea

Sair da versão mobile