Jogos Mundiais Militares, mascote Jogos Mundiais Militares

Imagem: Reprodução

A Coreia do Sul será a anfitriã da 6ª edição dos Jogos Mundiais Militares. 

Os Jogos Mundiais Militares serão disputados em oito localidades coreanas (Mungyeong, Yecheon, Yeongju, Andong, Sangju, Gimcheon, Daegu, Yeongcheon, Pohang), de 2 a 11 de outubro e terão cerca de 8.700 atletas militares de 110 países. Eles competirão em 24 modalidades. 

“O tema das cerimônias de abertura e enceramento serão ‘The One’ (único, em tradução literal), reunindo soldados de todo o mundo através do esporte, em um país que continua dividido”, disse Kim Sang Ki, presidente do Comitê Organizador dos Jogos de 2015.

Os Jogos da Coreia têm como símbolos dois mascotes: Haeraon (azul) e Haeraoni (vermelho), que representam, respectivamente, o soldado do sol, garantindo a paz e amizade, e o anjo da guarda do festival, espalhando felicidade e amor.

A logomarca do evento encarna o Samjoko, um pássaro preto de três pernas imaginárias que, segundo a antiga mitologia coreana, viveu no interior do sol. Sua forma rápida e vigorosa significa a intenção da Coreia em sediar com sucesso os Jogos Mundiais do CISM.

As três pernas, que formam um só corpo, representam a Marinha, o Exército e a Força Aérea, e expressam a solidariedade e a colaboração das três forças. As cinco cores cardinais mostram a beleza do país e representam as direções leste, oeste, sul, norte e centro.

Confira a chamada para os 6º Jogos Mundiais Militares:

Os Jogos Mundiais Militares são um evento multiesportivo, organizados pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) e realizado a cada quatro anos (sempre um ano antes das Olimpíadas). Sua primeira edição foi realizada na celebração dos 50 anos do final da Segunda Guerra Mundial,em 1995, em Roma. Os Jogos Militares são o quarto maior evento multiesportivo do mundo, perdendo apenas para os Jogos Olímpicos, Jogos Paraolímpicos e a Universíada.

Os Jogos Militares reúnem mais de 20 esportes, entre eles o Atletismo, Basquetebol,  Ciclismo, Futebol, Judô, Natação, Paraquedismo, entre outros.

O Brasil, atual campeão, enviará 283 atletas para competir na sexta edição dos Jogos. Será a primeira vez em que o Brasil participará do tiro com arco nos Jogos Militares. Também será a primeira vez em que a equipe brasileira contará com quatro paratletas nas competições de tiro com arco e atletismo. Para acompanhar o desempenho da equipe brasileira, eis o portal, lançado pelo Ministério da Defesa, que permite atualizações diárias: jogosmilitares.defesa.gov.br.

No quadro de medalhas o Brasil está em primeiro, com 114 medalhas, e a Coreia aparece em sexto, com 22.

 Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Brasil 45 33 36 114
2  China 37 28 34 99
3  Itália 14 13 24 51
4  Polónia 13 19 11 43
5  França 11 3 3 17
6  Coreia do Sul 8 6 8 22

Curiosidade: A quinta edição dos jogos aconteceram no Rio de Janeiro, em 2011. Durante os nove dias de competição, mais de 5.650 atletas de 88  países competiram. Foi a primeira vez que este tipo de evento aconteceu em um país do continente americano.

Fonte: Conselho Internacional do Desporto Militar, EBC, Channel New Asia, Wikipedia, Brasil nos jogos mundias militares

avatar
About Jessica Lellis

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: