O ministro brasileiro da educação, Renato Janine Ribeiro, e integrantes da universidade coreana Sungkyunkwan, discutiram no dia 18 de maio a proposta de ampliação da cooperação educacional entre Brasil e Coreia pelo programa Ciência Sem Fronteiras.
O ministro, que viajou à Coreia do Sul para participar do Fórum Mundial de Educação, declarou que antes da existência do programa a relação no âmbito educacional entre os países era limitada. Renato Janine completou sua fala dizendo que essa cooperação educacional deve ser reforçada e ampliada. O reitor Chung Kyun Sang, da universidade Sungkyunkwan, comentou ser necessário tornar essa cooperação Brasil e Coreia mais inerente.
A Coreia do Sul foi o primeiro país do continente asiático a aderir ao programa Ciência Sem Fronteiras, e 525 estudantes brasileiros já foram para universidades e centros de pesquisas Sul Coreanos.
A universidade Sungkyunkwan oferece cursos nas áreas de humanas, ciências sociais e ciências naturais, com campus em Jongno, na cidade de Seul, e Suwon, na cidade de Gyeong. Além de aceitar inscrições de alunos estrangeiros, também recebe alunos do programa Ciência Sem Fronteiras. A universidade foi considerada a número 1 em satisfação dos alunos na Coreia.
O Fórum Mundial de Educação 2015, promovido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), aconteceu do dia 19 ao dia 22 de maio deste ano e teve sede em Incheon, na Coreia do Sul. O evento visa traçar objetivos e planos de ação para aprimorar a educação nos próximos 15 anos. A Declaração de Incheon, acolhida pelos representantes de mais de 100 países, organizações não governamentais e grupos jovens, será a base das metas de educação nos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ que serão ratificados pelas Nações Unidas no mês de setembro.
Para mais informações sobre o Fórum Mundial de Educação 2015, clique AQUI.
Para mais informações sobre a universidade Sungkyunkwan e inscrições para estrangeiros, clique AQUI.
Fonte: Brasil.gov.br, Unesco.org, skku.edu