Concurso Literário Coreano

BrazilKorea

Em segunda edição, Concurso de Ensaios de Literatura Coreana consagra obras autorais de jovens brasilienses, sobre fábula sul coreana Flora Hen.

O Concurso Literário Coreano realizado em Brasília teve como obra tema, a fábula Flora Hen da escritora Hwang Sun Mi e mobilizou a participação de cerca de três mil jovens alunos do ensino fundamental entre instituições de ensino públicas e privadas. Como parte das iniciativas mobilizadas para o concurso, foram distribuídos gratuitamente pelo LTI Korea e pela Geração Editorial, exemplares do livro, e organizadas oficinas literárias temáticas na capital brasileira, permitindo que a obra fosse discutida e refletida pelos alunos. 

Da vasta participação da comunidade estudantil, foram selecionados quarenta trabalhos e destes, dez foram premiados, recebendo juntamente, menção honrosa. A Comissão julgadora foi composta por escritores-membros da Associação Nacional de Escritores – ANE, instituição parceira desde a primeira edição do concurso literário coreano realizado em Brasília.

A Cerimônia de premiação ocorreu no Auditório Cyro dos Anjos, na ANE e contou com a presença do Excelentíssimo Embaixador da República da Coreia no Brasil, Lee Jeong Gwan, da representante do Literature Translation Institute of Korea – LTI, Senhora Young Sun Woo, do Presidente da ANE, Senhor Fabio de Sousa Coutinho, da diretoria da Biblioteca Nacional de Brasília, da Coordenadora da Escola Vila das Crianças das Irmãs de Maria, de escritores locais e comunidade.

Ana Luisa de Jesus Miranda conquistou o 3º Lugar da Premiação do Concurso Literário Coreano, relembrou em seu discurso de agradecimento, sobre o papel transformador da educação e destacou a importância de iniciativas como a do concurso, serem fomentadas. Crissuany Silva Galvão,  aluna da Escola Vila das Crianças conquistou o segundo lugar no concurso e Andressa Santos, o 1º Lugar. Além disso, as professoras que orientaram os alunos em todo o processo de realização do concurso, receberam menção honrosa da comissão organizadora.

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Cientista Social pela Universidade de Brasília, Repórter Honorária pelo Centro Cultural Coreano do Brasil e Co-Fundadora do Maūm Ūmsik. Em constante estudo pela compreensão das coreanidades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: