Cho Yong Pil

Imagem: Yonhap

Conhecido por sua versatilidade na produção musical, Cho Yong Pil celebra 50 anos de carreira.

Cho Yong Pil se tornou uma das maiores influências da cena musical coreana. Em constante reinvenção de si mesmo como músico, tem contagiando desde os mais velhos aos jovens. E suas canções continuam a disparar nas paradas musicais.

Nasceu em 1950 em Hwaseong e ainda criança se apaixonou pela música. Sua estréia aconteceu em 1968 junto a banda country Atkins. Anos depois criou o Five Fingers, inspirado na Black Music. Tendo como uma de suas maiores inspirações o cantor e compositor Ray Charles. Em 1971 compôs o Kim Trio, onde permaneceu até 1976, quando seguiu carreira solo. O single “Comeback to Busan Port”, lançado no mesmo ano, alcançou sucesso nacional e expandiu as fronteiras, conquistando fãs também no Japão.

Seu primeiro álbum 창밖의 여자 (Woman Outside The Window), lançado em 1980 foi o primeiro álbum coreano a ter mais de um milhão de cópias vendidas. Foi ainda o primeiro músico coreano a realizar um concerto no Carnegie Hall em Nova York. Continuando nos anos seguintes a impactar a indústria e seu público com mais e mais sucessos.

Nos anos 90 passou a se concentrar em concertos e performances. Atingindo em 1993 em um show em Busan, um milhão de pessoas como público. Em 2005 realizou seu primeiro concerto em Pyeongyang na Coreia do Norte, retornando a capital 13 anos depois para apresentação histórica.

Cho Yong Pil continuou a lançar trabalhos versáteis perpassando das baladas românticas ao rock. Seu último álbum “Hello”, lançado em 2013, estreou em primeiro lugar nas paradas coreanas. Com destaque para as faixas “Hello” e “Bounce” que despontaram sucessos como “Spring Spring Spring” de Roy Kim, “Gentleman” de PSY e “Why So Serious” de SHINee.

“Thanks To You” e “50 & 50인”

Agradecido aos fãs que tem acompanhado seu trabalho durante tanto tempo, Cho Yong Pil está realizando uma turnê comemorativa intitulada  ‘Thanks to You’. Passando por cidades como Seul, Gwanju, Daegu e Uijeongbu. Após a turnê, ele planeja dar continuidade a produção de seu vigésimo álbum que deve ser lançado ainda este ano.

Em coletiva de imprensa sobre a turnê, o cantor foi perguntado sobre suas perspectivas a respeito da nova geração de artistas. Cho Yong Pil destacou o talento de grupos como BTS e EXO. Reconhecendo o motivo pelo qual eles fazem sucesso, graças aos seus talentos e habilidades. O cantor brincou ainda sobre ter sorte de ter iniciado sua carreira há 50 anos atrás. Já que possui baixa estatura, afirmou que talvez não chamasse a atenção do público atual com tantos idols bonitos e talentosos hoje na indústria.  

Ainda como parte das atividades de 50 anos de carreira, destaca-se o Projeto de vídeo “50 & 50인”. Organizado para homenagear o cantor. Cinquenta pessoas entre artistas, amigos e produtores, compartilham memórias e histórias sobre Cho Yong Pil e sua relação com ele. UI, Lee Seung Gi, o comediante Yoo Jae Seok, e o BGM de rádio Bae Cheol Soo, são alguns dos participantes do projeto. Confira os vídeos AQUI!

Fontes: CYP Website, Korea HeraldKorea Joongang Daily

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Cientista Social pela Universidade de Brasília, Repórter Honorária pelo Centro Cultural Coreano do Brasil e Co-Fundadora do Maūm Ūmsik. Em constante estudo pela compreensão das coreanidades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.